Como o CEP influencia na eficiência operacional de marketplaces

em mai 23, 2014:por

Raphael Zagrajsek

Analista de projetos da Intelie, empresa de análise de dados em tempo real. É responsável pela entrega de serviços e projetos, com foco em grandes e-commerces."
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TIintellie

O conceito de Marketplace tem sido amplamente utilizado por companhias de ecommerce em outros países como eBay e Amazon e atualmente vem sendo adotado por diversas companhias brasileiras nos últimos tempos. De forma geral, o Marketplace funciona como uma vitrine para comerciantes que atuam em diferentes tipos de mercado (por vezes, até nichos) e possuem (ou não) operações de ecommerce com pouca visibilidade. Uma vez dentro deste modelo de negócio, essas companhias (sellers) podem fazer uso da relevância, quantidade de visitantes e até mesmo a credibilidade de grandes players para alavancar sua marca e produtos.

O papel principal destas empresas dentro desse tipo de operação é organizar um bom catálogo de produtos (a companhia operadora do marketplace pode participar deste processo), bem como assegurar todo o trâmite desde a separação do produto até sua entrega ocorra dentro dos prazos estipulados, a empresa operadora do marketplace por sua vez, expõe os produtos em seu site e geralmente os fatura, pagando seu parceiro posteriormente.

Marketplace

Isto também traz benefícios à companhia operadora do marketplace, pois a sua variedade de SKUs ofertados aumenta e pode atingir novos tipos de consumidores. Além disso, o desempenho de venda de determinados tipos de produtos pode ser uma informação valiosa para decidir em investir em determinados tipos de parceiros ou não.

Neste tipo de negócio, para se obter uma maior eficiência operacional, é preciso ter uma boa visão de indicadores e cenários em tempo real. Isto pode ajudar gestores e analistas a ter visibilidade sobre a conversão de cada seller, bem como a disponibilidade e qualidade do serviço prestado por cada um, pois qualquer desvio negativo pode afetar o e-commerce operador, afinal, sua marca é a porta de entrada dos clientes e provavelmente a primeira a ser elogiada e ou criticada de acordo com a experiência vivida.

É possível por meio da correlação de dados de diversas fontes saber quais sellers tem mais chamados em aberto no SAC e quantos pedidos ele possui e ser notificado caso este número esteja maior que o esperado ou a uma média. Algumas possíveis conclusões sobre estes dados podem ser:

  • Um seller com grande quantidade de pedidos faturados mas com problemas operacionais pode necessitar de sugestões de melhoria. Quais feedbacks podemos prover a ele?
  • Um seller que possui grande quantidade de chamados em aberto no SAC e poucos pedidos faturados. Será que vale a pena para nosso negócio manter essa parceria?

Você acompanha em tempo real a quantidade de chamados no atendimento por motivo e por seller e sugerir ações que melhorem este indicador ou quantos novos SKUs foram disponibilizados para seu time analisar e catalogar.

Caso haja algum controle de estoque sobre os produtos de cada seller, é possível desenvolver robôs que verificam estes números de tempos e tempos e notificam caso determinado seller tenha uma grande quantidade de produtos ativos e sem estoque.

Para aumentar sua receita e aproveitar ao máximo este novo modelo de negócio, as companhias operadoras de marketplace podem se beneficiar do uso de inteligência operacional. Utilizando tecnologias CEP, o e-commerce operador se torna capaz de garantir com que seu negócio flua dentro da normalidade e consequentemente alcançando novos consumidores.

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