Como obter um diferencial e recompensar os clientes do seu e-commerce

em out 18, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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Por: Alejandro Vásquez, cofundador da Nuvem Shop e diretor de atendimento ao cliente. É apaixonado por ajudar os clientes a ter um negócio de sucesso, adora ler, correr e conhecer novas comidas e lugares.”

 

São muitas as técnicas de abordagem que podem te ajudar a vender mais em sua loja virtual. Mas uma delas é essencial e requer um cuidado ainda maior: diferenciar-se da concorrência.

Oferecendo verdadeiros benefícios aos seus clientes, você consegue incentivá-los a comprar mais e também aumenta as chances de fidelização – afinal, quem não gosta de se sentir especial? Essa estratégia se trata, basicamente, de colocá-los em uma posição vantajosa e conceder privilégios. Seguem algumas formas de fazer isso:

1. Brinde aos primeiros que comprarem

Lembra-se da técnica Scarcity? Você pode aproveitá-la novamente agora. Selecione os principais produtos da sua loja (aqueles mais vendidos ou mais visitados) e anuncie que os primeiros a levá-los ganharão um brinde especial.

Além de apressar a compra dos indecisos, essa é uma boa oportunidade para recompensar os que forem mais ágeis. Eles se sentirão satisfeitos por conseguirem e provavelmente voltarão a conferir sua loja no futuro para tentar “ganhar” outras vezes.

2. Frete grátis para a segunda compra
Já compraram? Antecipe-se e ofereça a esses mesmos consumidores frete gratuito para a próxima vez. Você pode, por exemplo, enviar um e-mail anunciando a novidade, avisando que durará por pouco tempo.

Outra opção é divulgar esse benefício em um banner da sua loja aprenda a fazê-los e, quando alguém comprar pela primeira vez, enviar o código de frete grátis para ser usado futuramente. Isso poderá incentivar os novos visitantes a experimentarem o seu produto, sabendo que terão vantagens posteriores.

3. Preços especiais
Vale a pena também convidar as pessoas a se cadastrarem em seu e-commerce  e oferecer preços ou condições de pagamento exclusivos para elas. Além de vender mais, você ainda aumenta sua base de contatos para campanhas sazonais de e-mail marketing.

4. Cupons de desconto exclusivos
Dependendo do valor da compra, é possível ainda oferecer um cupom de desconto proporcional. Deixe as regras claras em sua página para que todos saibam como ter acesso ao benefício, como no exemplo:

– A cada R$ 30 em compras, ganhe 5% de desconto na próxima;

– A cada R$ 50 em compras, ganhe 10% de desconto na próxima;

– Em compras acima de R$ 100, ganhe 20% de desconto (na mesma).

Outra alternativa é disponibilizar cupons futuros apenas para quem comprar determinados produtos (os de maior valor). Assim, o cliente saberá que estará pagando um pouco mais dessa vez, mas terá uma economia na segunda compra.

5. Programa de pontos
Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a técnica mais popular de fidelização de clientes: programa de pontos. Contar com esse recurso em sua loja virtual é uma boa forma de agregar todos os fatores que mencionamos anteriormente: incentivar novos clientes a comprarem e valorizar os antigos.

Além disso, a iniciativa garante um bom ROI, já que reter consumidores é mais barato do que atrair novos. Para mais detalhes sobre essa estratégia, confira nosso e-book gratuito produzido em parceria com a WoowUp:

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