Como os varejistas de nichos estão se diferenciando das grandes redes.

em fev 26, 2012:por

Danilo Fadel

Sócio da Nexttarget, é formado em Administração de Empresas pela ESPM pós-graduado pelo Insper Ibmec. Trabalhou como analista de novas tecnologias na Editora Abril e gerente de projetos na F.Biz WPP.
Views73
Niche_Marketing_Research

Há alguns anos ouvimos dizer que o e-commerce está deixando de ser um mercado dominado pelos grandes grupos de varejo e passando a ser mais distribuído entre os varejistas de nicho. Essa movimentação que ocorreu há algum tempo em países em que o e-commerce é mais desenvolvido, como EUA, Alemanha e Inglaterra, está cada vez mais aparente no cenário nacional. Hoje já podemos encontrar e-commerces especializados nos mais variados nichos de mercado, como vinhos, produtos para crianças, chocolate, cosméticos, entre outros.

Isso se deve principalmente pelo aumento do conhecimento do mercado de e-commerce, o que facilita a entrada de novos players, e pela mudança do comportamento do consumidor, que hoje possui uma maior confiança nas compras online e passaram a comprar em sites menos conhecidos.

Além disso, existe também um grande esforço por parte dos varejistas para criar valor na sua marca, atrair novos clientes e criar um relacionamento com os clientes atuais.

Dentre as estratégias para obter sucesso como varejo de nicho estão o atendimento especializado e a criação de conteúdo sobre os produtos disponibilizados no site. Quando você trabalha com uma linha de produtos menor e com um público mais concentrado, fica mais fácil conseguir treinar funcionários para a área de atendimento, de forma que eles consigam responder todas as dúvidas dos clientes e ainda poder exercer um trabalho de consultor. Esse atendimento é essencial para o e-commerce já que não existe a presença física e o usuário do site precisa se sentir seguro ao adquirir um certo produto.

O design do site também é algo diferencial para os e-commerces de nicho, pois é possível criar uma identidade de marca e toda comunicação interna de acordo com as preferências de seus clientes, algo muito difícil quando falamos de um e-commerce que vende produtos completamente distintos, como computadores, livros, brinquedos, moda, etc. O desafio de criar um site com a comunicação adequada para seus clientes é menor quando tratamos de nichos, pois existe um conhecimento maior sobre os clientes.

Um outro fator essencial para o aumento da competitividade das empresas de nichos está na parte de trás do e-commerce, principalmente na área comercial.  Os grandes varejistas possuem uma grande dificuldade para comprar os produtos certos de categorias que não são o foco de seu negócio e isso pode fazer com que a categoria não consiga se alavancar. O varejista que atua em um determinado nicho normalmente possuem compradores que além de especializados em seus produtos, possuem um conhecimento muito profundo sobre o comportamento de seus clientes, facilitando a compra de seus produtos.

Porém há um ponto de atenção que os varejistas devem se ater ao resolver entrar no e-commerce num modelo de nicho. É preciso ter uma grande cautela para selecionar seu público-alvo e suas categorias de produtos, para não comprometer a capacidade de crescimento do negócio. Um negócio restrito demais pode não conseguir alavancar, pois ainda existe na internet uma certa necessidade de variedade de produtos, conhecida como Calda Longa. Mesmo em empresas de nichos é necessário ter diversas opções de produtos e de fornecedores para satisfazer a necessidade dos clientes.

Um bom exemplo de empresa de nicho é a Doce Beleza, e-commerce de cosméticos que desde o seu lançamento em 2007 cresceu cerca de 36 vezes. A empresa percebeu uma carência de varejo online especializado em cosméticos, e principalmente em cuidados para cabelos e conseguiu se posicionar como um dos principais vendedores de cosméticos na web.

Hoje a empresa já conta com mais de 25 fornecedores e pretende dobrar de tamanho em 2012.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

2 Comentários :

  1. Caio Camis disse:

    Muito bom Texto Danilo! Esta de parabéns!

  2. Giovanna disse:

    aH então, esse também tem tudo haver..E-commerce é um ótimo exemplo! http://www.bellalune.com.br/forever-liss-platinum-blond-botox-intensive-matizador-1kg

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25