Como preparar sua loja virtual para conquistar grandes vendas no Natal?

em dez 21, 2015:por

José Abuchaem

José é co-fundador e diretor de Marketing da Nuvem Shop. Ele é fã de videogames e adora projetos de educação. No dia-a-dia, procura focar na aquisição de clientes através de diversos canais, mostrando a filosofia Nuvem Shop para o mundo.
Views29
ecommerce-natal

Assim como as crianças escrevem cartas para o Papai Noel, se já temos um e-commerce é essencial nos planejarmos e pensarmos nas vendas para o Natal. E se ainda não contamos com uma loja virtual, este é um excelente momento para criá-la.

– Priorize o posicionamento orgânico nos buscadores e trabalhe o SEO da sua página gerando conteúdo com as palavras-chave relacionadas à data.

– Organize um calendário para lançar diferentes campanhas promocionais via e-mail, redes sociais ou em buscadores e tenha prontos todos os materiais dos quais irá precisar (imagens, templates etc).

– Redecore para o Natal: o site, o e-mail marketing e as redes sociais podem ficar mais atrativos com banners, logos e fotos de capa correspondentes.

– Ofereça mobile: em comemorações como o Natal as pessoas costumam ficar menos tempo diante do computador. É importante ter um site sempre disponível para os clientes, a qualquer momento e em qualquer lugar: certifique-se de que sua loja virtual tenha um layout responsivo, que se adapte a smartphones e tablets.

– Otimize o checkout para que as compras se concretizem: para isso, convém observar o índice de abandono de carrinhos e analisar o que pode estar faltando aos passos finais para a finalização da compra. Caso tenha taxas acima de 55%, questione-se sobre as possíveis causas. Os meios de pagamento e dados de envio são claros e estão visíveis?

– Gere confiança em seus clientes oferecendo um endereço físico e dados de contato bem visíveis.

– Certifique-se de ter estoque suficiente de todos os produtos.

– Garanta entregas sem inconvenientes.

– Conte com embalagens atrativas.

– Tenha uma política clara de trocas e devoluções.

– Ofereça promoções especiais e cupons de desconto com senso de urgência.

– Não se esqueça do e-mail marketing.

– Leve a ação para as suas redes sociais (pode ser um bom momento para anunciar no Facebook).

– Revise suas campanhas do Google AdWords e dedique um orçamento maior às que trazem melhores resultados.- Use a opção de Remarketing do AdWords, que te permite recapturar as visitas que demonstraram interesse em sua loja ou seus produtos mas por algum motivo não terminaram em uma compra.

– Prepare sua equipe de atendimento ao cliente para a grande demanda prevista para as festas.

– Gere conteúdo em texto, fotos e vídeos.

Por que preparar seu e-commerce?

A semana anterior ao Natal de 2014 (de 11 a 18 de dezembro) registrou 48% mais vendas em relação à semana do Natal em si (de 18 a 25). Isso quer dizer que há mais pessoas que preferem comprar online com duas semanas de antecedência em relação à data comemorativa, e sem dúvidas esse é um dado que reforça a importância de termos lojas virtuais prontas para os consumidores.

Alguns dados disponibilizados pela Nuvem Shop permitem dimensionar o aumento de vendas que todos sabemos que existe:

Nas semanas do Natal de 2014 (de 11 a 25 de dezembro), as vendas registraram um aumento de 94% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que significa que as vendas quase se duplicaram.

Os segmentos de maior consumo foram: Moda (34%), Saúde e Beleza (18%), Eletrônicos (10%), Acessórios de Moda (8%) e Brinquedos (3%).

O ticket médio das compras online nas semanas do Natal de 2014 foram de R$195, e o aumento do ticket médio nesse período em relação às duas semanas anteriores do mesmo ano (de 28 de novembro a 11 de dezembro) foi de 9%.

O Natal é a menina dos olhos do e-commerce brasileiro. Em 2014, as compras em e-commerce nesse período renderam 5,9 bilhões de reais. Considerando que seu faturamento foi 37% maior do que o de 2013, podemos esperar um Natal gordo para as lojas virtuais.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25