Como uma frase melhorou em 48% a taxa de conversão do Mova Mais

em jan 08, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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O aplicativo Mova Mais registrou um crescimento de 48,3% na taxa de conversão de sua home page com um teste A/B de apenas 24h. Com 5 variações de call to action (chamada principal do site) para os visitantes, a nova versão tem 93% mais chances de superar a versão anterior.

O Mova Mais acompanha a rotina de exercícios físicos dos usuários e oferece recompensas nos principais programas de benefícios do Brasil. O aplicativo incentiva o usuário a se exercitar em troca de pontos em programas de fidelidade que podem ajudar a adquirir viagens, serviços e produtos. Os benefícios são financiados por empregadores, planos de saúde ou patrocinadores. Atualmente os pontos Mova Mais podem ser convertidos em pontos Multiplus, este saldo extra facilita o resgate de voos, aluguel de carros, eletrônicos e muito mais.

O objetivo principal no site da Mova Mais é fazer novos usuários clicarem no botão “Cadastre-se usando Facebook” que fica bem no meio da tela; para incentivar o clique no botão, a empresa colocou um call to action (chamada principal) logo acima do botão, descrevendo a proposta de valor para o visitante do site.

O teste A/B

Usando a ferramenta VWO (Visual Website Optimizer), a empresa promoveu um teste com 1029 visitantes durante 24h no meio de novembro de 2015, avaliando 5 versões do call to action.

Como funcionou o teste A/B

  1. As versões de call to action que seriam testados foram configuradas;
  2. O objetivo da ação foi definido: clicar no botão “Cadastre-se”;
  3. Para cada novo visitante, o VWO apresentava um dos call to actions e media as ações daquele usuário pelo site, avaliando se ele iria completar o objetivo (clicar no botão principal).

Versão de Controle

controle-movamais

Esta era a versão de controle, que já estava no ar antes do teste ser iniciado. Era a versão a ser melhorada, sendo assim, as novas variações precisam vencer essa versão Controle.

  • Taxa de conversão: 11,6% das pessoas que viam esta versão, clicavam no botão “Cadastre-se”.

Variação 1

v1-movamais

  • Taxa de conversão: 14,5% das pessoas que viam esta versão, clicavam no botão “Cadastre-se”.
  • Melhoria em relação à versão inicial (Controle): 25%

Variação 2

v2-movamais

  • Taxa de conversão: 12,2% das pessoas que viam esta versão, clicavam no botão “Cadastre-se”.
  • Melhoria em relação à versão inicial (Controle): 5,2%

Variação 3 (vencedora)

v3-movamais

  • Taxa de conversão: 17,2% das pessoas que viam esta versão, clicavam no botão “Cadastre-se”.
  • Melhoria em relação à versão inicial (Controle): 48,3%

Variação 4

v4-movamais

  • Taxa de conversão: 12% das pessoas que viam esta versão, clicavam no botão “Cadastre-se”.
  • Melhoria em relação à versão inicial (Controle): 3,4%

Resultados

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A partir do relatório da VWO, a equipe pôde avaliar os detalhes da performance de cada variação. Numa disputa por fazer o visitante clicar no botão “Cadastre-se”, a Variação 3 tem 93% mais chances de sucesso que a Controle, e 70% mais chances que as demais variações.

A Versão 3, com call to action “Faça exercícios físicos e ganhe pontos que facilitam o resgate de voos, eletrônicos e muito mais” ganhou de goleada!

Com apenas 1 alteração de frase e um teste de 24h a empresa melhorou em mais de 48% a taxa de conversão de sua landing page, criando uma versão que tem 93% mais chances de sucesso que a versão anterior.

Texto originalmente publicado no Blog Mova Mais

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