comScore: o avanço do varejo online no Brasil

em mar 19, 2014:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
ecommerce-crescimento

Mais um ano se fechou com grande crescimento digital no Brasil. Cada ano passa e vemos mais brasileiros online, visitando mais categorias, consumindo mais conteúdo, e tudo isso via diferentes aparelhos (tablets, smartphones, SmarTVs). A cada início do ano, quando a maioria de nós faz a nossa grande retrospectiva do ano anterior, nos perguntamos, aqui na comScore: “será possível que esse crescimento no Brasil continue por mais um ano?”.

Analisando um pouco os dados de 2013, parece que sim. A partir de dados de audiência do Media Metrix, vemos que, em dezembro de 2013, o Brasil assumiu se tornou a quinta maior audiência de internet no mundo. É importante mencionar que essa audiência considera pessoas com 15 anos ou mais, acessando em casa e/ou no trabalho, via PC ou laptop. O universo mensurado a cada mês nos 60 maiores países do mundo continua, por enquanto, desconsiderando acesso via smartphones, tablets e também o acesso em lanhou-se e cybercafés.

Então, já vemos claramente que a audiência online brasileira é muito grande e continua crescendo, mas como evolui a categoria de varejo? O comércio eletrônico já é uma importante parte da economia global em termos de consumo, e essa categoria, junto com social media, já vem se destacando há alguns anos no Brasil. Olhando as estimativas de faturamento anual a E-bit produz, é bem possível que o e-commerce no Brasil fature mais de R$ 26 bilhões em 2013. Isso representaria um crescimento de aproximadamente 40% nos dois últimos anos.

Na nossa visão, os números de audiência e de engajamento para os websites categorizados como ‘retail’ pela comScore também impressionam. Mostram que Brasil esta também entre os países mais avançados no mundo em termos de adoção e uso da internet na hora de procurar e analisar produtos e finalmente comprá-los. Por exemplo, websites categorizados como varejo foram visitados por três de cada quatro internautas brasileiros durante o mês de dezembro de 2013 . Dentro da categoria, e liderando os rankings da categoria varejo, vemos que existem 11 diferentes domínios com mais de 10% de alcance.

Basicamente, a comScore continua vendo no Brasil uma categoria cheia de grandes players, madura em termos de audiência compradora e sempre sustentada pelo líder em comparação de preços, o Buscapé, e pelo grande uso de social pelos varejistas em termos de publicidade e promoção.

Enfim, mais um ano passou e mais um ano nos impressionou em termos de dados digitais para o Brasil. Todos os dados de 2013 mostram que foi mais um ano de crescimento de audiência, com mais compras feitas online, por meio de mais e mais aparelhos e websites. Será que esse crescimento continuará em 2014? Provavelmente, sim. Na verdade, a resposta sempre se repete. Precisamos pensar em novas perguntas.

Por Alex Banks

veja também:

adwords

Como melhorar as vendas com o Google AdWords para e-commerce?

Por: Wallace Castro Você quer vender mais, economizar tempo e fazer CONTINUAR LENDO…

red bull

Marketing de Conteúdo te dá asas

Por: Renann Mendes Nunca fui muito fã de dar aulas, CONTINUAR LENDO…

shopping

Google Shopping: aprenda como usá-lo a seu favor

Por: Raquel Lisboa – Nuvem Shop É cada vez mais CONTINUAR LENDO…

email

Por que o marketplace é o assunto do momento no e-commerce?

O ano de 2017 está sendo marcado pela consolidação do CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário

 
JUL 25