Confira o que foi destaque no Connections 2012.

em out 29, 2012:por

Danilo Fadel

Sócio da Nexttarget, é formado em Administração de Empresas pela ESPM pós-graduado pelo Insper Ibmec. Trabalhou como analista de novas tecnologias na Editora Abril e gerente de projetos na F.Biz WPP.
Views1
email-marketing11

A Exact Target, plataforma de Email Marketing, realizou o evento Connections 2012. O evento contou com mais de 4 mil pessoas, entre gestores de e-commerce, empresários, fornecedores de soluções e anunciantes.

A Next Target, agência especializada em Email Marketing estava presente e conta abaixo as principais novidades do mercado:

1. Base de Dados – essa é talvez a principal questão abordada ultimamente pelos gestores das empresas. As empresas que tiverem as melhores informações sobre seus clientes e utilizarem essas informações para promover campanhas segmentadas, terão uma chance maior de obter sucesso no mundo online e off-line.
O marketing online está ficando cada vez mais disputado e, consequentemente, mais caro. O custo para anunciar está aumentando significantemente e aqueles que souberem aproveitar melhor sua comunicação sairá na frente dos concorrentes.
A principal dúvida que surge quando falamos em base de dados é: Quais dados devo obter sobre meus clientes e Onde pegar essas informações?
Não existe uma resposta correta, cada empresa deve analisar seu setor, seus produtos, seus clientes, para então montar uma estratégia de CRM e começar o trabalho de aquisição e qualificação da base. É possível conseguir base através de vários meios, como Mídias Sociais, Callcenter, Lojas Físicas, entre outros.

2. Comunicação “One to One” – outra tendência do marketing online, independente da mídia, é a personalização do conteúdo apresentado ao usuário. Com base nos dados obtidos, é possível segmentar as campanhas de comunicação, como e-mail marketing, mídia interna, sms, entre outros, de forma a apresentar um conteúdo quase que único para cada pessoa.
A comunicação “One to One” não se restringe apenas ao conteúdo. A idéia é apresentar a comunicação correta, para a pessoa correta, no momento correto e através da mídia correta. Esse é um dos principais desafios dos responsáveis pelo Marketing nas empresas e sem uma estratégia bem definida e ferramentas de CRM adequadas, esse desafio se torna quase impossível.

3. Cross-Channel – essa é uma questão que está muito mais desenvolvida no mercado americano e europeu do que em nosso mercado, mas que devemos ficar atento e colocar na estratégia dos nossos negócios. Os diferentes pontos de contato com o cliente devem ser trabalhados de forma integrada, um suportando o outro, para melhorar o resultado e a experiência do cliente.
Temos visto em inúmeros varejistas brasileiros uma dificuldade de integrar os canais de comunicação e de venda, principalmente quando misturamos o online com o off-line. Um exemplo básico é a rivalidade que existe entre o varejo tradicional e a loja virtual. Poucos varejistas conseguem criar uma estratégia com sinergia e aproveitar os benefícios que um canal pode levar aos demais.
Existem inúmeras maneiras de trabalhar o cross channel. Imagina um cliente que acabou de fazer uma compra numa loja física e ao chegar em casa recebe um e-mail agradecendo pela visita à loja e oferecendo um desconto ou benefício numa próxima compra através do e-commerce. Isso é algo muito simples de fazer, mas poucos varejistas fazem atualmente. Ou então oferecer um cupom de desconto via e-mail para o cliente utilizar na loja mais próxima de sua casa.
É importante criar estratégias que integrem as diferentes mídias e canais de contato com os clientes para melhorar a efetividade e alavancar o resultado.

4. Automação – para conseguir criar campanhas cada vez mais segmentadas é preciso automatizar. Essa automação deve ser feita desde a criação do template, através de conteúdo dinâmico e outras ferramentas, até a parte do envio. É possível criar diversas campanhas automáticas em que alguma interação do cliente irá resultar numa mensagem de email marketing.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

One Comentários

  1. Sandro disse:

    Muito bom post. Ficaram claros os pilares do email marketing no mercado de comércio eletrônico. Eventos como este são de extrema importância.

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25