Construindo um mailing qualificado: Do planejamento à Implantação

em jan 02, 2013:por

Eduardo Mariano

Sócio fundador da Next Target E-mail Marketing Performance, formado em Sistemas de Informação e há mais de 5 anos desenvolvendo estratégias para clientes como Netshoes, Le Postiche, Schutz, Cobasi, entre outros.
Views85
Fotolia_44124688_S

Construir um mailing qualificado é um dos principais desafios para as empresas que desejam utilizar o e-mail como um canal de vendas e relacionamento com os seus contatos. Essa não é uma tarefa fácil, sendo necessário tempo e planejamento revisando todo o plano de mídia e direcionando verba para esse canal,best-review.biz
uma vez que, os principais contatos do mailing vem através de mídias externas como Google Adwords, Facebook, Instagram, Blogs, etc.

Antes de iniciar o planejamento das campanhas de college essay service buy a essay captação de mailing é importante conhecer os modelos de permissão, e para isso, criamos uma tabela que traz a definição, vantagens e desvantagens de cada modelo:

Soft Opt-in

#Definição: Trata-se de regra semelhante ao opt-in, mas neste caso prevê uma exceção quando https://kiteessay.com/custom-writing-service https://kiteessay.com/custom-writing-service já existe uma relação comercial entre remetente e destinatário. Desta forma, não é necessária a permissão explícita por parte do destinatário para receber e-mails deste remetente.

#Vantagens:
– grande volume de opt-in
– não requer interação do usuário
– múltiplos pontos de aquisição

#Desvantagens:
– não é claro para o usuário
– pode gerar alta taxa de opt-out e reclamações de spam

Single Opt-in

#Definição: é o termo empregado para as regras de envio de mensagens que definem que é proibido mandar e-mails comerciais/spam, a menos que exista uma concordância prévia por parte do destinatário.

#Vantagens:
– gera bons volumes opt-in
– simples gestão e implantação
– padrão de mercado

#Desvantagens:
– risco de uso indevido, não deixar claro para o usuário que cadastrando o e-mail ele irá receber ofertas

Double Opt-in

#Definição: processo no qual o usuário precisa confirmar explicitamente que deseja receber mensagens no e-mail (newsletters e ofertas de serviços ou produtos). Isto deve ser feito através de um link, enviado para o endereço de e-mail do usuário edit my essay.

#Vantagens:
– evidencia claramente o opt-in
– testa o endereço fornecido de imediato previne o uso indevido

#Desvantagens:
– gera menor volume de opt-out
– maior complexidade da implantação

O planejamento

O ponto inicial de uma campanha de captação de mailing tem que ser o planejamento, pois é nesse momento que algumas questões estratégicas devem ser respondidas para que não haja desperdício de tempo e dinheiro no futuro. É aqui que precisamos entender qual é o objetivo a curto e longo prazo da empresas, para então decidir onde será investido o esforço, mantendo o crescimento sustentável desse mailing.

Algumas questões que precisam ser respondidas são:

#1. Qual é e onde está o meu público alvo ?
#2. Quais ações futuras serão realizadas ?
#3. Quais informações são importantes para o meu negócio ? Sexo, idade, tamanho do pé, tamanho da roupa…
#4. Quais serão os meus canais de captação ?
#5. Qual porcentagem da minha verba pode ser direcionada à uma campanha de captação de mailing ?

A implantação

Com essas questões pré-definidas é hora de criar a interface de comunicação com o usuário. Nessa etapa precisamos envolver a equipe de criação, ux, redação e marketing para determinar a melhor estratégia. Essas podem ser através de ações off-line, parcerias, mídias sociais, incentivos, etc.

É importante considerar nesse passo, que o cliente não gosta de responder muitas questões de uma única só vez.Uma forma de driblar esse problema é dividindo o processo de captação em diversas etapas, vejam abaixo o case da gap:

edit my essay

As ações para captação de mailing são infinitas, indo de uma ligação para o call-center até uma campanha off-line, e aí é importante ter a origem de cada usuário cadastrada para direcionar as campanhas de acordo com o canal de entrada de cada um. Temos uma lista de canais que podemos utilizar:

  • promoções
  • sorteios
  • pesquisas
  • eventos
  • ponto de vendas
  • sac
  • help desk
  • mobile
  • telemarketing
  • mala direta
  • search engines
  • hot sites
  • redes sociais
  • newsletter
  • e-mails transacionais

E para finalizar, precisamos tomar alguns cuidados importantes no processo de captação online principalmente que costuma gerar muitos cadastros errados.

#1. Criar um campo pequeno dificulta a visualização do endereço e a validaçao do e-mail que foi digitado

#2. Verificação de sintaxe

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25