Cresci… E agora, como controlo melhor meu estoque?

em set 06, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
Views28
Artigo  contéudo

Por: Nôga Simões

Crescer traz consigo os desafios do crescimento e quem vende on-line em multi-canais com certeza sabe o que é vender um produto e não tê-lo mais em estoque para enviar ao cliente final. Para evitar essa dor de cabeça desnecessária é muito importante gerenciar de forma eficaz o estoque para que os clientes fiquem satisfeitos por terem uma excelente experiência de compra ao receberem o produto, conforme prazo previsto ou até antes do combinado.

Para gerenciar o estoque de forma eficaz há algumas alternativas: inventário de estoque e atualização por Excel. Ao começar a vender on-line essa pode ser uma opção, mas com o crescimento acelerado das vendas é importante considerar outras alternativas para volumes maiores de pedidos como utilização de um software de gestão ERP ou integrador de lojas virtuais e marketplaces (marketplace hub), que controle o estoque real e disponível e traga maior visibilidade das vendas através de dashboards que forneçam gestão à vista e relatórios dos produtos mais vendidos, vendas por categoria etc.

É importante saber quais são seus produtos de maior giro, pois estes não podem faltar no estoque e também aqueles de menor rotatividade para tomar ações que garantam maior rentabilidade, pois produto que fica parado é sinônimo de prejuízo, nesse caso pode fazer sentido estratégias relacionadas a campanhas promocionais.

Também é intrínseco levar em consideração a operação logística, pois de nada adianta ter estoque, mas atrasar na entrega do produto final. Por isso, é importante ter mais de uma opção de fornecedor logístico e também ferramentas que comparem o preço do frete para formação de preços competitivos que atraiam o cliente final.

Com isso, para gerenciar o estoque de forma mais eficaz é necessário pensar em algumas questões que podem fazer a diferença e lhe ajudem a aumentar as vendas com menos esforço e maior controle na operação:

1. Utilização de software de gestão ERP;

2. Marketplace Hub que controle estoque real e disponível e lhe forneça informações gerenciais para tomada rápida de decisão;

3. Operadores logísticos que lhe proporcionem segurança quanto à entrega e boa experiência ao cliente final;

4. Saber quais são os produtos que lhe geram mais vendas;

5. Tomar decisões estratégicas com relação ao estoque que garantam maior rentabilidade e satisfação para os clientes internos e externos da empresa.

Assim, com certeza, a chance de sucesso e eficácia será certeira, pois executando os processos de forma eficiente, tem-se resultados mais assertivos. Como diz Bel Pesce, “Tudo é possível se você se dedicar de cabeça e coração” e quando existe a soma de ingredientes como eficiência e eficácia, a rentabilidade não é um mero acaso.

Fonte: E-commerce Brasil

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25