Crie campanhas de relacionamento com seus clientes e melhore seu resultado!

em jul 29, 2012:por

Danilo Fadel

Sócio da Nexttarget, é formado em Administração de Empresas pela ESPM pós-graduado pelo Insper Ibmec. Trabalhou como analista de novas tecnologias na Editora Abril e gerente de projetos na F.Biz WPP.
Views105
campanha-publicitaria

Ao planejar uma campanha de marketing online os varejistas tendem a focar apenas na conversão. Após o fim da campanha, já inicia um novo planejamento, novamente focado em conversão. Dessa forma, o custo de aquisição de cada cliente acaba se tornando um tanto quanto alto, pois existe um grande esforço para conseguir a conversão. Esse esforço ocorre não apenas para atrair o usuário para o seu e-commerce, mas também para fazer com que ele encontre o que está procurando e finalize sua compra.

O que a maioria dos varejistas ainda não percebeu é que é possível diminuir o valor da aquisição através de um relacionamento com esses clientes. E é aí que entra o Email Marketing.

O Email Marketing permite que o varejista se relacione com os seus clientes e também com aqueles que se cadastraram em seu site e não finalizaram sua compra. Através desse relacionamento, o varejista pode oferecer produtos relacionados aqueles comprados pelos clientes e também produtos relacionados com o perfil desses contatos. Essas campanhas têm como objetivo a Recompra.

Não devemos pensar que a conversão é o ponto final das ações de marketing. Muito pelo contrário, a conversão deve ser o ponto de partida para uma nova campanha, dessa vez com maior foco em relacionamento e em satisfazer e fidelizar seus clientes. Dessa forma é possível otimizar o custo pela aquisição desse cliente, que trará um maior retorno sobre o investimento em marketing.

Veja abaixo alguns exemplos de como utilizar o Email Marketing para criar relacionamento e fazer com que seu cliente compre mais em sua loja virtual.

No exemplo abaixo da empresa americana Overstock, logo após o cadastro para receber a Newsletter da empresa, é enviado um email agradecendo o usuário por ter inscrito na News e oferecendo 10% de desconto para sua primeira compra.

Outro bom exemplo de relacionamento é o que a empresa GAP pratica. Para obter um melhor resultado em suas campanhas de Email Marketing e não frustar seus clientes com emails que irrelevantes para eles, a empresa criou uma pesquisa para entender o perfil de cada consumidor. Ela envia um email para cada contato atualizar suas preferência e poder receber o que realmente é de seu interesse. O próprio assunto do email já deixa claro que se trata de um email de relacionamento e não um email com foco em vendas.

Assunto:  “Get More of What You Want”

A ASOS, varejista de moda norte americana também utiliza o Email Marketing para obter mais informações de seus clientes, como podemos ver no exemplo a seguir:

Além de pesquisas para entender melhor sobre seu cliente, o varejista pode também aproveitar o Email Marketing para apresentar todos seus serviços e benefícios, podendo se diferenciar de seus concorrentes. A L.L. Bean envia um email para seus contatos logo após o cadastro apresentando seus principais serviços:

O que devemos levar como aprendizado é que não basta criar campanhas para conquistar novos clientes e gerar vendas, é preciso criar um relacionamento ativo com seus clientes, fazendo com que eles se tornem compradores recorrentes e divulgadores de sua marca. E o Email Marketing é uma excelente ferramenta para isso.

Produzido por Next Target

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

2 Comentários :

  1. sara varjao disse:

    QUERO UMA LOJA VIRTUAL DE VENDAS

    DE BEM-CASADO , e UMA PROPAGANDA DE
    ASSINATURA DE KIT- LANGERIR .MUITO OBRIGADO .
    SARA 71-8710-3575

  2. Marcos disse:

    Acho muito útil tanto para quem compra como para quem vende no e-commerce uma ferramenta que a locaweb n tem e simples para incrementar. É um cadastro, onde o cliente possa deixar o e-mail no produto que esta em falta na loja virtual para ser comunicado da disponibilidade posterior desse mesmo produto em estoque.
    Marcos

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25