Dados mostram a relevância das mídias sociais no E-commerce

em jun 21, 2013:por

Anna Wagner

Cursa Publicidade e Propaganda na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Atua desde 2012 na área de marketing, trabalhando com Startups na área de e-commerce e e-service. Atualmente é responsável pelo marketing na eNext Consultoria em E-commerce.
Views38
Social-Commerce

Uma pesquisa recente realizada pelo Monetate mostra algumas tendências importantes nas mídias sociais e os seus impactos nos sites de e-commerce.

Os dados tem como amostragem 500 milhões de visitantes e consumidores de e-commerces como Best Buy, Frontier Airlines, Aeropostale, The Sports Authority, e PETCO.

O estudo tem como foco as mídias sociais, considerando o fato de muitas empresas ainda não terem descoberto como utilizá-las de forma coerente, aumentando o tráfego de suas lojas virtuais.

É fato que as mídias sociais possuem um papel importante influenciando a ação da compra, porém, até onde as marcas conseguem realmente construir um relacionamento e fidelizar os clientes utilizando essa ferramenta?

Os dados abaixo apresentam algumas respostas que podem ajudar a compreender melhor este fenômeno:

1. Qual o share do tráfego gerado pelas diversas redes sociais nos sites de e-commerce?

Os dados abaixo mostram o crescimento de tráfego gerado via Pinterest, Twitter e Linkedin, enquanto o tráfego gerado pelo Facebook apresenta uma queda considerável de mais de 7% comparado ao ano anterior.

2. Qual a taxa de conversão* por referência? (*itens adicionados ao carrinho).

Os dados mostram a importância contínua do e-mail marketing, em comparação com as mídias sociais. O e-mail marketing é responsável pelo dobro do tráfego direto gerado em comparação às mídias sociais, e apresenta uma taxa de conversão quase 4 vezes maior.

Observe abaixo que a queda aparente na proporção do tráfego gerado via social e search pode ser explicada parcialmente pelo crescimento no uso de dispositivos mobile, onde os acessos gerados através de apps podem muitas vezes não ser calculados.

3. Quais referências possuem a maior taxa de conversão?

Entre as mídias sociais, o Facebook apresenta uma taxa de conversão muito maior, quando comparado ao Pinterest e Twitter, porém, o tíquete médio é maior para usuários do Pinterest.

Algumas dicas importantes:

  • Não foque apenas no volume de visitantes. Otimize o engajamento no seu e-commerce, melhorando a usabilidade no seu site.
  • Avalie o tráfego gerado pelas redes sociais no seu site e entenda como ela impacta seu negócio (qual conteúdo atrai mais visitantes, como eles se comportam…); Examine segmentos e procure por desvios.
  • Aumente o engajamento com ofertas, promoções e conteúdo relevante.
  • Segmente sua audiência o máximo possível e faça campanhas especificas para cada grupo.
  • Pense em formas de encorajar seus visitantes a compartilharem informações no seu site.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25