Dafiti Group reporta crescimento e se aproxima do breakeven em 2016

em abr 10, 2017:por

Redação Next Ecommerce

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O Dafiti Group, maior grupo de e-commerce de moda e lifestyle da América Latina, apresentou o balanço do ano de 2016. Com resultados que vão na contramão da crise macroeconômica do país, o grupo reportou um marco inédito de receita líquida de venda de mercadoria (Net Merchandise Value) de R$ 1,25 bilhão, o que corresponde a um crescimento orgânico de 15.1% em relação a 2015.

Segundo a Dafiti, o grupo expandiu sua liderança de mercado com o índice de crescimento duas vezes maior que o do mercado de e-commerce brasileiro em 2016. No período, o setor registrou uma taxa de 7.4%, de acordo com dados da 35º edição do relatório Webshoppers, divulgado pela EBit.

O resultado também é superior à taxa de crescimento registrada pelo varejo de moda, que apresentou recuo de 10.9% no mesmo período, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A retração também foi verificada no varejo ampliado com queda de 6.2%, pior resultado do setor desde o início da série histórica.

Avanço significativo rumo à rentabilidade

No ano de 2016, o grupo apresentou um aumento expressivo da rentabilidade, com melhora de 19,2 pontos percentuais no EBITDA ajustado, que diminuiu de -25.2% em 2015 para -6.0%. No último trimestre do ano, a empresa esteve próxima do breakeven, atingindo margem EBITDA de -3.7%, substancialmente melhor que o mesmo período do ano anterior (-11.6%). A margem bruta, por sua vez, aumentou de 38.9% em 2015 para 43.4% em 2016. É o melhor resultado reportado desde a fundação do e-commerce em 2011.

Segundo comunicado do grupo, entre as iniciativas que promoveram os resultados destaca-se a consolidação das lojas e-commerce Dafiti, Kanui e Tricae como empresas líderes em seus segmentos. “Em 2016, o Dafiti Group expandiu as estratégias de marcas próprias, otimizou os processos de atendimento ao cliente, logística e gestão, que resultaram em uma consequente redução de custos operacionais e na aceleração do desenvolvimento de plataformas tecnológicas”, afirmou a empresa.

Atualmente, o grupo opera sete marcas entre lojas virtuais e serviços de tecnologia: Dafiti, Dafiti Sports, Kanui, Tricae, DFT Stores, DFT Media e DFT Marketplace, oferecendo o mais completo portfólio de moda, esporte e estilo de vida da América Latina, com mais de 390 mil produtos e 4 mil marcas.

No ano passado, a Dafiti Group também desenvolveu modelo de negócio de marketplace para as marcas voltadas às categorias de moda e lifestyle, aumentando seu portfólio em novas categorias e nichos, além de proporcionar oportunidades para pequenos e médios empresários comercializarem seus produtos no maior grupo de e-commerces do segmento de moda.

Fonte: Ecommerce Brasil

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