Definindo a árvore de categorias e filtros do seu site

em out 04, 2013:por

Melina Santini

Graduada em Letras e pós graduada em Gestão Empresarial pela Fecap, já passou por empresas de e-commerce como a Netshoes e atualmente atua na área de Projetos da Über Digital,
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filtrodebuscaecommerce

Muitas pessoas sentem dificuldades no momento de definir a árvore de categorias e filtros de sua loja virtual. Este artigo tem como objetivo traçar passos estratégicos para esta tarefa.

É muito importante nos conscientizarmos de que esta atividade merece extrema atenção e carinho, pois é nesta etapa que será definida a maneira de busca que os clientes utilizarão para localizar os produtos ofertados.

Muitas lojas virtuais possuem uma alta taxa de rejeição por não ter definido no início do projeto a categorização correta para seus produtos, dificultando a localização dos mesmos.

O primeiro passo é desenvolver um estudo para mapear o comportamento de seus clientes para a busca do produto. Para facilitar este estudo, coloque-se no lugar do cliente e relacione as principais características que você diria a um vendedor para obter o produto desejado. O e-commerce deve dispor de todas as informações e funcionalidades encontradas em uma loja física, para despertar a experiência de compra positiva ao seu cliente. Depois de mapear estas características, elabore o menu de navegação da melhor forma, para agrupar o mix de produtos ofertados. Este menu de navegação deverá estar compatível ao layout e conceito que a sua loja deseja apresentar. As características destes produtos, na sua maioria, não devem estar expostas no menu de navegação, mas sim em filtros para o refinamento da busca dos produtos.

Abaixo podemos visualizar um menu de navegação de fácil localização:

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A loja optou por elencar seus produtos em um drop down do site:

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Nos filtros laterais, são apresentadas as variações dos produtos para possibilitar o refinamento da busca:

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Desenvolva um benchmarking com os seus concorrentes e grandes players do e-commerce para maturar as suas decisões e replicar as melhores práticas existentes no mercado. Dê destaques aos produtos e expressões mais utilizados.

Para efetuar uma análise opte pelas expressões mais usuais; utilize a ferramenta Google Trends http://www.google.com/trends/, lá você poderá refinar a sua busca por região, período, categorias e outros.

Deixe o seu menu de navegação mais atraente e intuitivo incluindo ícones. Vejam o exemplo abaixo:

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Utilize sua imaginação e coloque como filtros todas as variações que aquele tipo de produto possui. Veja as opções apresentadas por este site:

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Não fique preso aos padrões: pense, imagine e inove! Coloque-se no lugar do consumidor e implante funcionalidades que irão agregar à experiência de compra. Faça diferente mesmo demandando mais estudo e dedicação, pois no final estes esforços se tornarão o diferencial da sua loja virtual!

Espero ter ajudado! Nos veremos em breve!

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2 Comentários :

  1. Rafael disse:

    Muito bom! Texto claro que em poucos passos me ajudou a entender alguns conteúdos.

    Obrigado,
    Rafael Ferreira

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