Derrubando as barreiras do checkout mobile

em mar 30, 2016:por

Murilo Cepellos

Murilo Cepellos é responsável pela produção de conteúdo da Enext. Formado em Jornalismo pela PUC-SP, coleciona passagens por veículos de comunicação, entre eles, a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
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A palavra da vez para aprimorar a usabilidade de seu e-commerce em plataformas mobile é adaptabilidade. Em uma das etapas com maior índice de abandono de compra, o checkout, a história não é diferente. Do teclado à rotação da tela, pequenos detalhes fazem uma enorme diferença na fluidez do processo de preenchimento de dados e podem impulsionar a taxa de conversão do mobile, que, segundo dados do Dashboard Enext, não chega nem à metade do número atingido nos desktops.

Para evitar que o usuário se perca em meio a tantos campos a serem preenchidos, as instruções sobre quais informações colocar em cada campo precisam estar explícitas, sem a necessidade de uma contextualização. Além disso, há um consenso no mercado sobre o posicionamento dessas instruções: devem estar acima do campo e não ao lado, com o objetivo de ganhar uma boa quantidade de espaço de tela e dar ao usuário uma noção mais completa do que está escrevendo, facilitando, por exemplo, a correção de um erro.

O teclado é o principal instrumento de trabalho dos usuários durante o checkout. Sendo assim, ele merece, de fato, uma atenção especial no que diz respeito a sua personalização para cada campo. Um trunfo ainda pouco utilizado por empresas brasileiras é a otimização do teclado para campos que devem ser preenchidos exclusivamente com números, apresentando ao usuário uma tela semelhante à encontrada na hora de fazer uma ligação, sem pontos, espaços ou sinais. O mesmo deve acontecer em campos de e-mails, onde o teclado pode apresentar os atalhos para o preenchimento de seus endereços eletrônicos com teclas como @, e .com mais acessíveis, além de sugestões de domínios mais comuns.

Em campos como de Telefone ou CPF, não deve ser uma função dos usuários adicionar os parênteses ao redor do DDD, ou os pontos e traços inerentes a esses campos, restando a eles apenas a digitação dos números. Outra adaptação necessária é desabilitar a capitalização automática para campos como e-mail ou url. Apesar dos dados preenchidos serem os mesmos, a presença indevida de uma letra maiúscula quebra a expectativa dos usuários que muitas vezes voltam para apagar o caractere em questão, aumentando o tempo de permanência na página.

Na hora do pagamento, a opção via boleto tem figurado como a área onde os usuários enfrentam maior dificuldade, representando apenas 7% das vendas efetuadas no mobile, segundo dados do Dashboard Enext. As falhas de usabilidade nesse processo são um dos responsáveis por tornar a taxa de aprovação no mobile, isto é, a razão entre a receita aprovada e a capturada, bem menor do que no desktop.

A melhor solução de usabilidade para essa questão é, ao gerar o boleto, apresentar ao usuário um botão que copie automaticamente os números do código de barras gerado, facilitando o trabalho do usuário, que, para concluir a compra, terá obrigatoriamente de copiá-los no aplicativo do seu banco.

Uma vez que seu usuário já é cliente, está na mão da empresa a oportunidade de reduzir ao máximo o trabalho dele quando voltar a comprar. A recompra é um dos principais drivers de uma operação de e-commerce bem sucedida, pois apresenta um custo de aquisição muito menor quando comparado ao custo por aquisição de novos clientes. A escolha do uso de mídias e segmentação de perfis de usuários são alguns dos conceitos que podem ser facilmente otimizados, quando falamos de pessoas que já estão em nossa base.

De acordo com dados do Dashboard Enext, os dispositivos móveis apresentam uma taxa de recompra quase 50% maior do que as taxas de recompras efetuadas através de desktops, o que mostra o potencial de exploração dessa área e a importância de focar a estratégia também nos pequenos aparelhos. Quando falamos em otimização mobile, é necessário que sua plataforma identifique automaticamente o máximo de informações já preenchidas em compras anteriores pelos usuários, sejam elas referentes a endereço e telefone ou até dados bancários, diminuindo drasticamente o tempo de permanência nesta etapa da compra e tornando o processo cada vez mais fluído e agradável.

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One Comentários

  1. Boa murilo, Um App que gosto muito, pois atuaram muito bem na redução da fricção do usuário é o da ali express. Inclusive a questão do boleto, fazem exatamente o que você citou. O problema depois está nas plataformas dos bancos, que muitas vezes não disponibilizam um campo inteiro aberto ou não “colam” todos os valores distribuindo entre os campos em tela, de forma inteligente :(

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