Descubra quais os fornecedores necessários para o seu e-commerce

em set 18, 2013:por

Alan Pascotto

Trabalha atualmente na eNext gerindo e dando apoio a diversos projetos de planejamento, implantação e gestão. Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e Pós-Graduado em Marketing Digital pela FECAP.
Views331
Engrenagem - e-commerce

Acabei de contratar uma plataforma, agora já está tudo certo para iniciar a minha operação? Apesar do que possa parecer, iniciar uma operação de comércio eletrônico não requer apenas a contratação de uma plataforma. Ela é apenas uma das diversas peças que contemplam toda a operação de um e-commerce. A lista de outros fornecedores que também são indicados e/ou necessários para se iniciar uma operação é extensa, e por isso resolvi destacar alguns aqui para vocês:

  • ERP

O ERP funciona como um sistema de gerenciamento de toda a operação, sendo muitas vezes chamado de “coração da empresa”. Ele centraliza diversos controles, como o de estoque, de compras e recebimento, de entregas, financeiro, entre outros. Além disso ele é responsável por toda a parte de back-office do seu e-commerce, realizando a emissão de notas fiscais, automatização dos processos e acompanhamento completo dos pedidos. É imprescindível para se obter um crescimento e um ganho de escala estruturado.

  • Distribuição

Realizada uma compra no seu site, o próximo passo é preparar o produto e enviá-lo para o cliente, e para isso é necessário contratar serviços de distribuição. O mais conhecido deles é os Correios, que disponibiliza diferentes serviços, entre eles, um exclusivo para o comércio eletrônico, que é o e-Sedex. Embora muitos optem por trabalhar apenas com os correios, também é interessante se trabalhar com transportadoras. Assim se evita greves e sobrecarregamento do serviço nas épocas como o natal, além de permitir a entrega de produtos com um volume e/ou peso que não são aceitos pelos Correios.

  • Antifraude

O antifraude é uma ferramenta de autenticação das transações do site, seu principal objetivo é verificar e analisar se a pessoa que realizou a compra é realmente quem diz ser, evitando fraudes e estornos. Sabemos que existem diversas pessoas com más intenções que realizam compras com cartões de crédito clonados ou roubados, gerando prejuízos tanto para a vítima como para o lojista (no momento em que as compras são recusadas pela verdadeiro proprietário do cartão). Para evitar prejuízos e dor de cabeça com estornos é altamente recomendável se contratar uma ferramenta de antifraude.

  • Certificado SSL

O certificado SSL é um certificado que assegura que há uma comunicação segura entre o browser do usuário e o site, garantindo a privacidade e integridade dos dados e evitando qualquer tentativa de roubo de informações. É ideal para dar mais credibilidade e confiança aos usuários, já que esse é um ponto que ainda deixa muitas pessoas inseguras sobre a realização de compras pela internet.

  • Agências de Mídia

As agências de mídia ficam responsáveis por elaborar, executar e gerenciar as campanhas de marketing do seu site. Temos aquelas que trabalham com links patrocinados, facebook ads, mídias sociais, e-mail marketing, entre outros. São muito importantes para trazer mais tráfego para o site, e quanto mais tráfego, maiores serão as suas chances de realizar uma venda, mas sempre lembrando que deve-se buscar um tráfego qualificado.

  • Agência Implantadora

Algumas plataformas vendem apenas o software sem nenhuma customização do layout da loja virtual. São nesses casos que entram as agências implantadoras. Elas ficam responsáveis pela elaboração, junto com o cliente, e aplicação do layout do site de acordo com as melhores práticas do mercado. São de extrema importância para que você possa realmente dar a “sua cara” ao seu comércio eletrônico, se diferenciando dos concorrentes.

  • Meios de Pagamento (Adquirentes)

Como todos sabem, o meio de pagamento mais utilizado para compras virtuais é o cartão de crédito. Para que o seu e-commerce ofereça essa opção para o seus usuários é necessário contratar um adquirente, que será responsável por oferecer as bandeiras que poderão ser transacionadas e pela efetiva captura das transações.

Apresentei aqui apenas alguns dos outros fornecedores, fora a plataforma, que formam toda a complexa operação de um e-commece. Por isso que sempre batemos na tecla de que é muito importante um bom planejamento do negócio, aumentando assim as chances de sucesso.

Espero que tenha ajudado e até a próxima.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

3 Comentários :

  1. Marcelo disse:

    Oi Alan,

    Muito bom seu artigo, só faltou você indicar algumas empresas que prestam esses serviços =/
    Sabe dizer quais são as transportadoras que atendem comercio eletrônico?

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25