Design para E-commerce: 5 dicas para melhorar o visual da loja virtual

em abr 17, 2013:por

Bianca Taipina

Cursando Design Grafico e Visual na ESPM, exerce a função de Web Designer na Über Digital.
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Com a previsão de crescimento do E-commerce em 25% neste ano, é de extrema importância que os consumidores tenham a melhor experiência de navegação possível durante o processo de compra. E o Design pode ser um grande aliado de um comércio eletrônico.

O papel do Design vai além da criação de uma loja esteticamente bonita, é fazer com que o processo  de compra seja fácil, rápido, intuitivo e agradável. Dessa forma aumenta-se as chances de gerar uma conversão.

Aqui estão algumas dicas para impulsionar um e-commerce e surpreender os usuários da loja:

1. Sua loja deve ter fácil navegabilidade

 Há grandes chances de uma loja virtual ser dividida em vários  departamentos e categorias, por isso é necessário prestar atenção na hora de organizar essas informações. Uma forma eficiente de manter sua página sem poluição visual e informacional e ainda melhorar a acessibilidade é a utilização de flyouts ou super-menus. Ele deve ser simples e eficaz, cumprindo sua função e utilizando o menor espaço possível. Veja um exemplo de menu flyoyt abaixo. A página carrega com ele fechado, pra não colocar muita informação de uma vez e as opções e sub-opções foram muito bem definidas, facilitando a navegação pelos departamentos da loja:

 

 2. Dê personalidade ao layout

 Seu site deve se destacar frente aos concorrentes, e para isso não basta apenas o layout ser clean e fácil de navegar. Ele também deve ter pequenos traços de personalidade, como o uso de uma paleta de cores específica ou a escolha de  uma tipografia diferenciada, assim dando uma identidade única que será lembrada.

 

3. Use fotos com alta qualidade

No e-commerce produtos são vendidos por sua imagem, portanto ter várias fotos é uma forma garantida de dar mais confiança aos consumidores na hora da compra; imagens com detalhes claros, aumentam a percepção do produto e o cliente compra sem medo. Torne a experiência de compra mais interessante mostrando diversos ângulos do produto, e disponibilizando imagens com as variações de cor e bastante detalhe:

4. Permita que seus consumidores filtrem suas escolhas

Quando os consumidores estão procurando por um produto, ter a possibilidade de filtrar suas opções economizará tempo e esforço. Isso é muito importante tendo em vista que as pessoas geralmente não tem muita paciência na internet. Tempo é dinheiro!

5. As páginas de produto devem ser clean

O layout da loja como um todo deve ser clean, porém a página de produto deve receber uma atenção especial. Os produtos precisam ser organizados respeitando seu espaço, e complementados com descrição e preço e a estrela do e-commerce: botão comprar em destaque. Também leve em conta a utilização de poucos anúncios para garantir a mínima distração possível na página do produto. Adicionar “compre também” ou “veja também” é um ótimo forma de manter seu consumidor comprando, mas cuidado para não poluir o layout da página.

Seguindo esses passos, com certeza a loja já terá um desempenho muito melhor e a otimização de conversões é praticamente certa.

Até a próxima e boas vendas a todos!

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