Design para E-commerce: Estudos de Caso v2

em dez 17, 2013:por

Thales Batista

Designer formado pela ESPM e diretor de criação pela Über Digital, atualmente atua com projetos de design para e-commerce. No ramo desde 2012, trabalhou também com artes para e-mail marketing e banners na empresa Next Target.
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Há algum tempo escrevi sobre inovação, visibilidade e design arrojado, temas muito discutidos no meio e certamente por pessoas aptas a isso (lógico…).

Enfim, volto agora a mostrar minha inaptidão e dividir alguns pensamentos sobre o tema, antes digo novamente que o objetivo desta postagem é mostrar que é possível ser diferente, agregar valor com personalidade, com design.

Da ultima vez teve todo aquele papo sobre o funcionalismo no design na década de 20 até 50 e sobre a forma ideal, a ÚNICA forma ideal. Vocês devem ter percebido que essa tendência não perdurou muito. Pensamento industrial…  Acontece.

Então invista em ser diferente, ser adaptável e principalmente saber conversar com seu público, que provavelmente é diferente também. Vamos aos casos.

1- Falvé

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A principio percebe-se forte ambientação através das fotos, utilizadas como banners, em ótima qualidade (muito bonito em monitores grandes), a simplicidade dos títulos algumas vezes acompanhados de ícones de igual modéstia, simples mas comunicativo é interessante.

Daí passamos a vitrine incrivelmente branca, a limpeza visual chega a ser um choque comparado com as fotos vistas segundos atrás, o todo segue o conceito de simplicidade, tanto com imagem quanto sem. Essa diferença me chamou atenção.

A visualização do produto diretamente na vitrine é um facilitador e tanto, uma nova página não precisar ser carregada gera dinamicidade no fluxo de compra e o melhor, mantém o conceito.

O fato de ser direcionado para outra URL para finalização da compra é um ponto negativo, essa quebra na experiência deixa o site a desejar.

2- Marie Catrib’s

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Esta loja virtual me chama bastante atenção, o fator lúdico em que o site é construído se prova uma linguagem não apenas divertida e descontraída mas também clara e moderna.

O projeto visual foi construído para dar a marca o ar de acessível e sofisticado. A impressão de ser feito a mão, famoso handmade, agrega não apenas ao ecommerce mas ao produto também. Gosto do design lúdico, dessa forma é possível dizer muito sobre sua marca e seu produto alem de criar o universo visual que pode ser explorado em outras aplicações da sua marca.

3 – CoSTUME NATIONAL

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A navegação neste site é feita de maneira diferente do costume, mas isso não atrapalha a experiência em si, na verdade a deixa muito mais interessante.

A disponibilização dos produtos lado a lado apenas valoriza a imagem dos perfumes e cria um laço direto com prateleiras de uma loja física, eles transportam essa experiência para o ecommerce de forma aprimorada.

Ao selecionar um produto você será apresentado a ele antes da compra, essa etapa pode ser pulada e efetuar compra é possível a qualquer momento, mas a apresentação consegue vender o produto mais que o site em si. A diagramação e como as informações são apresentadas é um grande diferencial, as animações são bem feitas e visualmente gera valor. Ao acabar essa apresentação o botão de compra é apresentado de maneira mais clara e ainda há uma interação especial (que eu não vou comentar porque você vai ver por si só).

4 – La Carotte

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Outro ecommerce que trabalha o lúdico, de maneira mais discreta mas nem por isso menos interessante. É bem intuitivo e limpo visualmente, as categorias tem peso na página e dão cor à loja, a transição para um departamento específico muda o “estilo” do site, acompanhando a cor do departamento em questão, um detalhe que faz diferença.

íA disponibilização dos filtros como as categorias é interessante e facilita a navegação, uma pena não ser possível a aplicação de mais de um filtro na vitrine.

Página de produto abusa de fotografia, nada mais justo tendo em vista as fotos utilizadas. O branco é predonimante e mesmo assim não há a sensação de vazio ou de elementos perdidos, souberam usar bem o branco como um ícone da identidade.

5- Eden

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Por fim quero falar deste site, fiz um comentário sobre uma loja similar da ultimas vez mas trago esse caso por um motivo diferente.

O site é belo e consegue transmitir muito bem a idéia da marca e a linguagem sofisticada em que foi construído, mas o que mais chama atenção com certeza é o processo de compra.

Ao selecionar um produto e ir para sua página a simplicidade impressiona mas o que realmente se destaca é fazer o checkout diretamente nesta página. A rapidez para finalizar a compra é o grande trunfo deste ecommerce.

É isso ai pessoal, uma breve análise sobre alguns pontos que me chamam atenção em um ecommerce. Espero ter inspirado um pouco vocês e quem sabe possamos ver projetos cada vez mais elaborados e diferentes.

Qualquer sugestão, critica, comentário, devaneio ou afins, sou todo ouvidos.

Como sempre sinta-se à vontade para nos visitar aqui na Über conversar e beber uma gelada com a gente.

Abraçøs

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