Dia dos Namorados: prepare sua loja e venda muito mais

em mai 31, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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Em um momento de economia incerta, o varejo – tanto físico quanto online – precisa trabalhar ainda mais para deixar as contas em dia e conseguir uma margem de lucro razoável. Alguns dos momentos mais propícios para isso são as datas comemorativas. A mais próxima é o Dia dos Namorados, que deve movimentar bastante o e-commerce nacional. Só em 2015, segundo o E-bit, o faturamento em torno da ocasião no universo online foi de 1,43 bilhão.

Mas para aproveitar bem a ocasião, o lojista deve se preparar antecipadamente. Confira abaixo alguns pontos que precisam ser levados em consideração e que podem ajudar a aumentar as vendas de um e-commerce no Dia dos Namorados.

Visual

Talvez este seja o mais básico dos fatores, mas não tem como falar em data comemorativa e não falar do visual. A loja precisa estar personalizada de acordo com a ocasião, por meio de banners, logo estilizada, layout especial, com cores e elementos que representem, de fato, o Dia dos Namorados – os mais comuns são os tons de vermelho, corações, flores (rosas vermelhas), etc.

É importante também garantir que todas as redes sociais da loja, como Facebook e Instagram, estejam estilizadas da mesma forma – com ícones e capas personalizados -, criando uma unidade. Isso tudo ambienta o consumidor, cria uma ligação direta com a data e dá mais motivação para o usuário que, muitas vezes já está disposto, realize uma compra.

Lading page

A criação de uma página especial com produtos relacionados ao Dia dos Namorados ou com ofertas e promoções especiais é uma ótima opção, especialmente para lojas que vendam outros itens (não relacionados). Isso separa os produtos que podem ser possíveis presentes e os evidencia. Quem não quiser personalizar a loja toda com o tema da ocasião pode optar, também, por customizar apenas esta landing page.

Promoções

A data por si só já estimula o consumo e apostar em promoções potencializa ainda mais este efeito. É possível fazer uma coisa simples, como uma promoção de recompra, por exemplo: “Compre em nossa loja no período de x de maio a x de junho e ganhe um cupom com 70 reais de desconto para sua próxima compra; promoção válida para compras acima de 150 reais”. Esse exemplo estimula até mesmo pessoas que não fariam compras no Dia dos Namorados, porque oferece vantagens para uma compra posterior com um desconto vantajoso.

Campanhas

Para alguns empreendedores mais céticos e desinformados, existe (ainda) uma velha (e falsa) convicção de que na Internet as coisas se vendem sozinhas. Negativo. Assim como no universo físico, é preciso promover suas ações para que seu alcance seja ampliado. Por isso, aposte em campanhas patrocinadas no Facebook e no Instagram (a melhor escolha vai depender muito do tipo da loja e seu público) e não esqueça do disparo de e-mails marketing, que costumam ser bastante eficientes.

Concursos/sorteios

O Dia dos Namorados é uma excelente data para sortear prêmios ou criar um concursos. O empreendedor pode apostar em algo como o sorteio de um produto seu, uma cesta de Dia dos Namorados; aquele que tiver como investir mais, pode optar por sortear uma viagem ou um jantar romântico – nesse último caso os ganhadores teriam que ser da mesma cidade da loja ou o lojista deveria se comprometer previamente a bancar o jantar independente da cidade dos sorteados, enfim…

As regras para participação podem ser várias, por exemplo: realizar uma compra na loja do período de x de maio a x de junho (melhor opção para aumentar as vendas), curtir a fanpage e o Instagram da loja, compartilhar a imagem e marcar x amigos (formato de sorteio muito comum no Facebook, que divulga a marca), etc.

Há a possibilidade de criar concursos culturais também. Neste formato, o cliente não precisa comprar nada para participar, a participação é feita de outras formas, por exemplo: “escreva uma frase dizendo porque sua namorada merece ganhar a cesta especial de Dia dos Namorados que só a Loja X dá!” ou “envie uma foto que mostre todo amor que você sente por seu/sua companheira”, etc. Vale ressaltar que estes concursos são um pouco mais complicados por toda a questão de regulação – concursos culturais precisam ser avaliados e liberados pela Caixa Econômica Federal; confira mais detalhes aqui).

Em todo caso, os prêmios e o formato de sorteios ou concursos devem ser definidos de acordo com as possibilidades e objetivos, que são inúmeros.

Vantagens

Dia dos Namorados é data para presentear e surpreender. Para os e-commerces é possível fazer isso de forma bastante simples, oferecendo ao cliente a possibilidade de optar por uma embalagem temática, personalizada, no momento do checkout sem qualquer custo adicional. Assim, a mercadoria pode vir acompanhada da embalagem e do laço para que o próprio consumidor confira o produto, veja se está tudo certo e confirmando isso, faça o embrulho. Enviar um cartão personalizado para que o comprador faça uma dedicatória à pessoa que vai presentear também é uma ideia legal, pois reforça a marca/loja e mostra uma dedicação extra com a experiência de compra do consumidor.

Fonte: Ecommerce Brasil

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