Dica de usabilidade: Design intuitivo

em mar 11, 2014:por

Victor Ferrante

Victor Ferrante é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP, fascinado por e-Commerce e design. Colaborador da eNext e NextEcommerce.
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intuitive-ux

A melhor forma de saber qual a melhor forma de desenhar uma página é pegando o máximo de referências possíveis e então testá-las, e comparar entre elas como seus elementos de interface estão sendo tratados em cada uma delas.

 

Bom, vivemos na década do usuário, toda a experiência é focada nele e somente nele, e mesmo assim vemos um monte de páginas com erros básicos de usabilidade, o mais imponente acredito que seja os designs que são confusos. E por confusos não digo feios, mal-feitos, mas sim não intuitivos.

Olhem o que acontece no site da Asurion quando estamos no começo do processo de garantia de celulares:

Search field on Menu Pages

O número de pedido está jogado, em lugar nenhum. Ele não se posiciona nem alinhado ao centro nem à direita; não possui destaque algum; não chama a atenção de ninguém, o que mais me chama a atenção é uma ***** de um botão de imprimir (quem imprime alguma coisa em 2014???).

Em seguida vemos uma lista, um texto qualquer, com as descrições dos passos em 8pt (ainda bem que existe zoom né) para continuarmos com o processo. Sério? Eu preciso preencher formulários e subir de novo no site? Beleza bora imprimir. Ops aonde eu ciico? Será que é nesse botão laranja? Ou ele vai imprimir tudo? Que que eu faço?

Nesse caso específico não se trata de uma loja, mas essas perguntas NUNCA podem passar perto da cabeça do seu consumidor, no comércio eletrônico o que você mais quer é facilitar o processo, você mastiga tudo e devolve pro seu querido cliente. Para o site da Asurion coloco aqui 2 simples dicas para ajudar nós meros mortais à entender o processo:

1. Jamais esconda informações relevantes. O número do pedido é vital para termos e checarmos aonde anda nossas requisições, coloca isso ai em arial black 90 pt, quem sabe assim nós sabemos do que se trata!

2. Adicionem botões um pouco mais intuitivos. Continuar significa continuar. Se eu clicar em continuar quer dizer que essa etapa do processo já foi, então como que pode ter um botão continuar se eu não fiz nada ainda que é exigido? Só para me confundir. Crie botões específicos para etapas específicas do processo, se preciso primeiro imprimir os formulários coloquem: imprimir formulários. Se depois preciso subir eles no site novamente, coloquem: UPLOAD AQUI, e assim sucessivamente.

 

Olhem como que com um pouquinho de trabalho o processo fica 10x mais intuitivo:

Redesign por SkovPape

 Redesign por SkovPape

 

Simples não? Difícil? Então talvez isso seja o suficiente:

Redesign por TammyGuy

Redesign por TammyGuy

 

 

Nos dois exemplos redesenhados fica bem mais fácil a compreensão do que é preciso para completar o processo, e consequentemente sua imagem ficará muito melhor na cabeça do público.

 

 

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