Dicas de e-commerce: detalhes que ajudam a aumentar a conversão da sua loja

em mai 09, 2017:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.
Views9

business-17610_960_720

Os clientes estão cada vez mais familiarizados com compras online e, consequentemente, mais exigentes com a segurança. E não é à toa: o número de lojas e-commerce que entram na lista negra do Procon por enganarem seus clientes só aumenta. Com isso, surge um efeito natural: consumidores buscam os sites que passam maior confiança na hora de adquirir um produto.

Veja como sair na frente e adequar o seu e-commerce para, além de atrair leads, também aumentar suas conversões:

– Certificado Digital SSL

Esse certificado é um dos mais comuns dentre lojas virtuais e basicamente é uma regra tê-lo instalado. Ele possui como principal função criptografar todos os dados inseridos pelo cliente em seu site.

Algumas plataformas oferecem essa funcionalidade integrada. Basta contratar o serviço pelo painel de controle que o suporte realiza em algumas horas a instalação.

Para o internauta, é fácil identificar a existência do certificado quando entrar na loja. Na própria Home Page, na barra de endereços, é possível visualizar um cadeado e o termo “https”, que significa que todas informações pessoais inseridas naquele web site serão criptografadas e protegidas.
Hoje, existem três modelos que podem ser adquiridos pelo lojista. São eles:

– SSL Simples: Tem como função proteger os dados de seus clientes com criptografia.

– SSL EV: Além da função de criptografia, essa certificação também valida os dados da empresa, como CNPJ e endereço. É fácil identificá-lo, basta entrar no site e visualizar se na url consta além do já conhecido “https” o nome da empresa em verde e o cadeado ao lado. Além de mostrar uma maior segurança agrega valor a sua marca.

– SSL Wildcard: Tem como função proteger do domínio principal e seus sub-domínios.

– Selo de Segurança

Apesar de ficar em uma das áreas onde pouco usuários acessam, o rodapé, o selo de segurança é um item essencial para aumentar a confiança perante o cliente. Em sua maioria, essa ferramenta informa ao usuário (se clicado) que aquele website não é spam, e ainda possui verificações contra fraudes.

Alguns selos famosos pelos rodapés de grandes negócios e-commerce: E-bit, Clear Sale, Site Blindado, COMODO BR, Certisign, entre vários outros.
– Página no Reclame Aqui

O “Reclame Aqui” é uma plataforma em prol do consumidor, onde o cliente pode reclamar e conseguir suporte para solução de um determinado problema quando se sentir penalizado ou não tiver recebido os serviços contratados.

Muitas vezes, lojistas nem sabem da existência de reclamações sobre suas lojas na plataforma, descobrindo apenas tempos depois das publicações. Por isso, a dica é, assim que inaugurar sua loja ou qualquer outro negócio, ir direto ao site do Reclame Aqui e solicitar a criação de um perfil de negócio.

Dessa forma, você se antecipa a futuras reclamações e fica informado do que falam sobre o seu e-commerce. O melhor é que a própria ferramenta realiza disparos de alerta sempre que for aberta uma reclamação.

Ter um perfil por lá com todas as queixas respondidas é um sinal para quem for comprar: a loja não terá problemas sem solução.

Lembre-se: sempre que o internauta for realizar uma compra, ele irá pesquisar praticamente tudo a respeito do seu site, por isso é bom manter uma boa reputação na internet.

– Informações sobre a empresa e canais de comunicação

Para passar segurança aos internautas, é ideal também manter os dados da empresa e seus canais de suporte visíveis ao cliente. Dados como nome fantasia, CNPJ, endereço, telefone, e-mail, chat e outras opções. Todas essas informações são importantes para o usuário saber que a loja realmente existe e que ele não está caindo em um golpe ou comprando em uma loja fantasma.

– Design

Ter um layout limpo, livre de propagandas desnecessárias, com fotos bonitas e sem cores que agridem os olhos é outro item essencial para ajudar no momento de converter uma venda. Um e-commerce precisa ter apenas as informações essências para levar o cliente aos cliques finais, e nada mais. Tudo precisa ser estudado: fonte e cores dos botões por exemplo. Quanto mais limpo seu site for, mais chances de conversão ele terá.

– Termos de Uso e Políticas de Privacidade

Ter políticas claras e bem definidas em relação a Trocas e Devoluções, Formas de Pagamento e Envio traz maior sensação de segurança tanto para o lojista quanto ao cliente. Deixar explícitas as condições e regras de como funciona todo o processo de logística da empresa faz com que o consumidor fique tranquilo e ciente caso ocorra qualquer complicação após a compra.

Além do mais, todos esses documentos são necessários para o site garantir uma proteção jurídica, deixando claro os deveres e direitos dos usuários e fornecedores do e-commerce.

– Espaço para depoimentos e avaliações

Ler o depoimento de quem já comprou algum produto, ou a experiência que alguém teve com a loja é com certeza um dos itens de maior impacto na hora da decisão de compra. Por isso, é bom reservar um local, seja uma página própria ou integrada à descrição do produto, ou ainda algum lugar visível para quando um visitante acessar sua loja identificar quais foram as experiências de outros usuários em seu site, tanto na compra como no review do produto depois de entregue.

Essas informações são valiosas para quem está correndo de problemas ao comprar um produto pela internet, então com certeza irá te ajudar a converter um pouco mais.

Algumas empresas fazem a avaliação de cada depoimento deixado na loja, provando para os demais que aquele review realmente é verdadeiro, passando ainda mais credibilidade no momento de decisão.

Bom, esse artigo basicamente foi feito para compartilhar detalhes básicos que podem te ajudar a converter mais. O consumidor está cada vez mais atento, e fazer com que antes de iniciar a navegabilidade ele já se sinta confortável dentro do site é um ponto positivo – e alguns passos encurtados para conseguir a tão sonhada conversão.

Fonte: Ecommerce Brasil

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25