Dicas de gestão de frete que vão ajudar as lojas virtuais

em jul 19, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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O frete é o principal motivo de abandono dos carrinhos nas lojas virtuais. O consumidor online não tolera valores abusivos de frete e nem prazos de entrega longos demais. Da mesma forma, um produto mal embalado causa uma impressão terrível e pode queimar a imagem da loja virtual nas redes sociais, principalmente se isso ocasionou danos ao que foi comprado.

Por isso, nós separamos 8 dicas de gestão de frete que vão ajudar as lojas virtuais a evitarem esses problemas, confira:
1. Invista na embalagem e manuseio dos produtos
Investir na embalagem e no manuseio dos produtos antes da entrega é importante para evitar desperdícios de materiais e grandes volumes desnecessários, que vão ocupar mais espaço do que deveriam no transporte.

2. Esteja por dentro da expectativa do seu cliente
Você precisa conhecer o seu cliente e o que ele espera da sua loja virtual. Aproveite a navegação dele no site e coloque boxes ou formulários para entender quais são as expectativas dele, como, por exemplo, em relação a qual seria um prazo justo para a entrega de determinado item. Tente alinhar o seu prazo com a expectativa dele para cultivar uma boa relação!

3. Utilize um gateway de fretes
Automatizar o sistema de frete da sua loja virtual é importante para evitar erros em escala, como redução na margem de lucro. Quanto maior for o seu fluxo de venda, menos intervenção humana o frete deve ter.

Possuir uma ferramenta de integração com o seu software de inteligência em gestão de logística é um diferencial. Investir nesse tipo de integração permite a redução dos custos de frete por meio de uma interface única com todas as transportadoras, conciliação de frete fácil e a otimização dos seus custos, além de maior visibilidade de todos os processos e entregas.

4. Use o frete a favor da sua loja
Com um bom gateway de fretes, você consegue criar campanhas com base na capacidade dos fornecedores que atendem a loja para realizar a entrega dos produtos. A relação custo x lucratividade e o nível de procura podem fomentar uma boa campanha com base no frete.

5. Pense na logística reversa
O aumento da confiança do consumidor nas lojas online faz com que a logística reversa seja cada vez mais presente nas lojas online. Esteja preparado para a devolução de produtos que estavam com defeitos, não atenderam as expectativas do consumidor ou que foram entregues de maneira incorreta.

6. Procure um especialista em gestão de frete
Especialistas em gestão de frete podem otimizar o frete da sua loja virtual indicando, por exemplo, se você está trabalhando com os parceiros corretos para realizar as entregas.

7. Ofereça mais de uma opção
As ofertas de frete da sua loja devem ser competitivas, e você não pode perder a venda para um concorrente. Com mais de uma opção de frete, o cliente tem a possibilidade de escolher o melhor custo-benefício para a entrega do produto.

8. Otimize o seu trabalho integrando todos os processos
Como um bom ERP para e-commerce, você consegue gerenciar todos os processos da loja online em um único ambiente. E isso inclui a entrega dos pedidos. Otimizar o trabalho integrando os processos fará com que a gestão seja mais eficiente nas tomadas de decisões.

O importante é sempre alinhar todas as expectativas para atender o seu cliente da melhor forma possível. Negocie com as suas transportadoras, tenha um bom gateway de frete e integre os processos para garantir um bom trabalho realizado sem perder tempo. E não esqueça de deixar o seu comentário a seguir nos contando como é a sua experiência com frete na sua loja online!

Fonte: Ecommerce Brasil

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