Dicas de SEO para sua loja virtual

em dez 05, 2013:por

Leandro Diniz

Programador na Über Digital, formado em Ciência da Computação pela FIEO e com certificação na plataforma Java pela Oracle, responsável pelo core e backoffice dos sistemas de e-Commerce. Tem histórico de clientes como: Câmara de Comércio de Energia Elétrica, Scotiabank, Borland, Diebold, UOL e Capgemini.
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Para que fosse possível entender um pouco mais o cenário de lojas virtuais dentro do Brasil, a e-Bit que é uma empresa conceituada e especializada em coletas de dados sobre esse mundo e-commerce, divulgou um relatório, o WebShoppers, que vem destinado a repassar as informações e também os dados para o mercado nacional. O relatório sob número 22, mostra que o mercado nacional teve uma expansão de 40% no 1º semestre se comparado ao ano de 2009, chegando a bater uma marca de R$ 6,7 bilhões de reais.

Ainda segundo o presente relatório, no primeiro semestre de 2010, um total de 20 milhões de pessoas conseguiu comprar pela internet pelo menos um produto ou serviço.

Ainda segundo a Hitwise, cerca de 96% das buscas realizadas na internet são feitas utilizando o Google, o que atesta ainda mais a força e capacidade desse mecanismo de busca. Ainda discorrendo sobre buscas, 36,97% das buscas que são realizadas dentro do cenário nacional contém 4 palavras ou mais.

 

Entendendo o Google

Quando efetuamos uma busca orgânica, são exibidos 10 resultados considerados de “relevantes”. Cada um que está ali presente vem com uma snippet, que nada mais é do que a simples informação resumida do próprio documento.

 

Integrando o SEO na Loja virtual

Antes de tudo, o primeiro passo é você entender sua página, entender aquilo que você comercializa. Quando criamos uma página, existem alguns tributos que são de grande importância;Dicas-SEO-para-seu-site

- O Título

Sim, o primeiro título é o da página, sendo que esse é o “carro chefe” dos fatores  on-page. Pense como se cada página disponível fosse uma página de um livro, ela deve conter um título único e que seja condizente com o restante do livro.

Veja algumas dicas importantes:

  • Keywords e Nome do site: Dê preferencia, o nome do site deverá vir após o título contextualizado da página.
  • Quantidade de caracteres: Procure utilizar no máximo 63 caracteres para fazer com que os usuários tenham visão completa do mesmo.
  • Manchete ou sopa de letrinhas?  O certo é criar um título que seja criativo, curioso e ao mesmo tempo informativo, atraindo assim o clique do usuário.
  • Título ou marca?  Isso depende do seu nicho e dos testes que você realizou. Contudo, eles devem ser antes ou depois do texto principal.

- Meta Description

De todos, é um dos casos mais interessantes. Ela é uma meta tag que se quer possui influencia nos rankings realizados pelo Google, mas quando a mesma é utilizada com informações relevantes na snippet, ela acaba sendo a ferramenta crucial para converter o clique do usuário.

Assim sendo, ela deverá ser interessante, chamativa, curiosa e que tenha um toque discreto de call-for-action, mas que ele não ultrapasse (preferencialmente) 156 caracteres.

- URL amigáveis

São consideradas URL amigáveis aquelas onde o usuário bate o olho e consegue desvendar qual o tipo de informação daquela página. Assim como o usuário analisa, os mecanismos de busca e o robô também analisam e priorizam aquelas páginas que conseguem passar a informação mais facilmente e com melhor qualidade. Existem diversas maneiras de se construir uma URL amigável, variando de acordo com a programação utilizada.

- Produtos relacionados

Sim, é bem interessante que você tenha numa listagem que elenque produtos que tenham relação com aquele que o usuário está interessado. E da mesma forma que o usuário consegue observar essa informação e de repente, navegar mais tempo dentro do seu site, os mecanismos de buscas também enxergam essa relação. Quanto mais produtos relacionados, mais relevância de link juice você terá para suas páginas internas.

 

Conteúdo de qualidade

- Descrição do Fabricante

Um dos maiores problemas que encontrados (em termos de SEO) é que muitos sites acabam replicando a informação que vem dos fabricantes, não se preocupando em criar um conteúdo informativo, de qualidade e original. O problema é que com certeza, outros empresas já fizeram isso e assim, sua loja não irá conseguir se destacar dentro do cenário de buscas orgânicas. Assim sendo, sempre que for possível:

  • Crie informações sobre o produto;
  • Procure dúvidas comuns sobre o produto e responda-as;
  • Faça comparativo apelando para recursos áudio visuais (vídeos e fotos).

- Datas especiais

Tenha anotado em sua agenda as principais datas comemorativas do ano (dia dos pais, dia das mães, dos namorados, das crianças…) e faça uma página de destino a elas que possuam:

  • Produtos com desconto;
  • Dicas para seus usuários;
  • Imagens ilustrativas do produto;
  • Comparativos entre os produtos.

Uma dica bem legal para essa parte é a utilização do Google Insights. Assim você sempre saberá qual nicho possui um tráfego maior, conseguindo assim explorar ao máximo aquela data.

- Comentários de usuários

Sempre que alguém comprar em seu site, solicite uma ou duas semanas depois da compra, um review sobre o que ele achou do produto. Essa é uma ótima fonte, principalmente porque usuários acabam levando em consideração as informações passadas por alguém que já comprou em seu site.

- Conteúdo duplicado

Isso é bem simples de entender. Sempre que o mecanismo de busca passa por um lugar e observa que ele tem conteúdo duplicado varias vezes, automaticamente ele aplica um algoritmo para eliminar esses conteúdos, limpando assim seu índice de buscas de resultados repetidos.

- Resultados Locais

Dependendo do nicho que você adotou, aparecer em resultados locais pode ser extremamente interessante. Um exemplo clássico disso é a criação de restaurantes, bares e hotéis.

São dicas simples e que podem ser colocadas em prática hoje mesmo. Espero ter ajudado e nos vemos no próximo artigo! Abraços.

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One Comentários

  1. Luciane Z. disse:

    Ótima publicação!
    Sou estudante de e-commerce e estou me habituando ainda com a “temática”.
    Foi bem esclarecedor!!!!

    Um abço!

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