4 Dicas para otimizar suas campanhas de frete no seu e-commerce

em nov 27, 2015:por

Guilherme Reitz

Fundador da Axado, empresa de tecnologia com foco em logística de transportes e Mestre em Organizações, Tecnologias e Gestão pela ESAG/UDESC.
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A grande preocupação por parte dos lojistas é terminar no azul em um ano marcado pela crise na economia. Para isso, precisam aproveitar o canal e tentar rentabilizar ao máximo a oportunidade que este dia representa. Consumidores querem aproveitar a data para fazer boas compras, porém a insegurança de ter o produto em casa, dentro do prazo previsto pelas lojas, ainda é preocupante e é um dos elementos que podem comprometer a experiência de compra e, em última análise, os resultados do seu e-commerce.

Mesmo com cenário econômico bastante desfavorável, a expectativa é positiva para o e-commerce brasileiro. Segundo o levantamento realizado em agosto deste ano pela E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, com duas mil pessoas, 80% dos entrevistados afirmaram que desejam comprar algo durante a Black Friday. Dos 20% restantes, 15% justificaram que a instabilidade econômica no Brasil é o fator determinante para não gastarem nesta data, e outros 5% não souberam opinar.

Muitos consumidores aproveitam a data também para garantir o presente de Natal, mas muitos não arriscam por receio de que as compras não cheguem antes das festividades. E é aí que entramos no tema do frete. Os donos dos e-commerces ou gestores destas lojas virtuais precisam se atentar para a entrega e para oferecer a melhor opção de frete a seus clientes. Pensando nisso, listei alguns itens importantes sobre o assunto:

1. Prazos de entrega das transportadoras

É importante verificar com as transportadores o prazo de envio dos produtos. Reforce o compromisso com as transportadoras de cumprirem os prazos combinados. É frequente nessa época que as pessoas comprem os produtos já pensando no Natal ou que precisem que o mesmo seja entregue rapidamente. É importante que seja feito monitoramento do processo completo até a conclusão da entrega, dando todo o suporte e atendimento, deixando o cliente por dentro do deslocamento do seu produto como também caso ocorra possíveis imprevistos e atraso com a mercadoria, avisar o cliente proativamente é essencial. É interessante que as lojas virtuais tenham também como possibilidade o alargamento de prazos no frete. Isso pode ajudar na diminuição do custo do SAC no futuro, impedindo reclamações sobre as experiências dos consumidores e desgastes na sua loja em sites especializados.

2. Cuidado com as campanhas de fretes grátis

As campanhas de fretes grátis precisam ser bem acompanhadas e bem medidas de forma que não ocorra qualquer prejuízo para sua loja. Com o grande número de ofertas, aumenta a competitividade e por isso muitos e-commerces deverão oferecer o frete grátis aos seus clientes, mas nem sempre é a melhor opção e, se não bem planejado, pode ocasionar prejuízos para o lojista. É necessário que haja uma análise detalhada antes de definir as campanhas de frete para vender com qualidade.

3. Não se limite somente a uma transportadora

É interessante sempre ter mais de uma opção de transportadora para trabalhar, para que não haja problemas nos envios dos produtos e acúmulo de itens a serem enviados pela sua loja. Esteja sempre com transportadoras que, além de cumprir com o tempo de entrega estipulado, se preocupam também com as condições em que o produto chegará ao destino. Isso é fundamental tanto para a loja quanto para o consumidor.

4. Confira os preços dos fretes de sua loja

É importante verificar se todas as tabelas de frete das transportadoras estão corretamente implementadas ou devidamente atualizadas para não apresentar ao cliente preços e prazos erroneamente. Valores incorretos do serviço podem gerar prejuízos e até mesmo perda de vendas. Se o frete estiver abaixo do valor do custo da transportadora, um grande volume de compras com esse problema pode incorrer em perdas significativas.

As lojas precisam atender todas as exigências do consumidor e garantir a integridade do seu serviço, da venda atrativa à entrega do produto no prazo estimado. Um serviço bem prestado, com preço justo, entrega garantida e frete assegurado são elementos que fidelizam clientes e representam várias operações de sucesso.

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