Drops South By Southwest 2016 Day 3

em mar 14, 2016:por

Gabriel Lima

Gabriel Lima é Graduado em Publicidade & Propaganda pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pelo Insper com ênfase em estratégia. Diretor da eNext, consultoria especializada em e-commerce e professor da Business School São Paulo.

Bom pessoal, hoje é o terceiro dia do SXSW 2016 e o track das palestras foi voltado para analytics, dashboards e reports em todas as esferas de digital, seja social marketing, seja e-commerce, seja mídias digitais.

A primeira apresentação do dia foi bastante instrutiva e aconteceu no Courtyard Marriott logo cedo. A palestrante Amber Armstrong é uma das lideres de Marketing Digital da IBM e focou sua apresentação em analytics para social marketing.

SXSW-cobertura-dia-3

Segundo ela, social é uma janela para a empresa conversar com o mercado e que apesar disso há uma grande distância entre o que as empresas entendem do consumidor e o que o consumidor acha da estratégia de comunicação das empresas nas redes sociais.

De acordo com os dados apresentados, 94% dos consumidores vão a redes sociais buscar conhecimento, e 81% das marcas acham que sabem o que o consumidor quer, mas apenas 37% dos consumidores acham que as marcas sabem o que eles querem.

Para tentar diminuir este GAP é importante construir uma jornada social que envolve trafego pago (incentivado) e tráfego orgânico, gerado pelos próprios consumidores e influenciadores. Para acompanhar se a estratégia esta sendo bem sucedida é preciso entender o que as mídias estão falando e alinhar sua comunicação e conversa com os interesses de seus consumidores. Entender como os seus competidores estão conversando com seus clientes.

Analisar as ações que no passado deram certo e reutilizar com um conteúdo renovado. E, usar o trafego pago para trazer pessoas para as páginas de sua comunidade para reaquecer relacionamento com usuários que não conversam com você a algum tempo.

A segunda palestra do dia discutia as maneiras de se capturar dados das experiências dos consumidores. A sessão contou com Margaret Roth da Yet Analytics e Craig Wiggins do Co-Laboratory Hub.

Existem tantas variáveis para fazer um negócio dar certo, no final do dia o que faz com que um negócio efetivamente funciona são as pessoas trabalhando de forma coordenada e um dos objetivos de se capturar dados de experiência é entender como acompanhar e controlar o trabalho das pessoas através de indicadores que podem ser transportados para o digital.

Além disso, para analisar a experiência dos consumidores em um ambiente físico você precisa determinar os seguintes aspectos: Ator (pessoas que quer controlar), Verbo (Ações que querem ser medidas), Objeto (O que vai receber a ação) e Contexto (Onde, quando, e quais as condições no momento da captura da informação).

As informações devem poder ser medidas por máquinas e visualizadas por humanos, estarem dentro do contexto esperado, funcionar tanto para o ambiente online quanto off-line e permitirem o entendimento a qualquer momento. Para isso, a solução que esta sendo desenvolvida é um Experience API, que agrega estas informações em plataformas digitais.

Hoje também foi o dia de abertura do Trade Show que conta com mais de 400 expositores dos mais variados tipos de tecnologia, desde análise de dados, passando por soluções para ambientes de trabalho, marketing, realidade aumentada entre outros.

O Brasil tem uma representação especial chamada Casa Brasil apoiada pela Apex com um dos maiores stands da feira apresentando diversas startups brasileiras que pretendem entrar no mercado americano e global. Valeu a pena conferir e apoiar esse esforço que é fazer uma solução tecnológica no Brasil com capacidade de escalar globalmente.

Ainda dentro do Trade Show existe um pavilhão as startups podem fazer pitches para conquistar clientes e investidores. Assisti uma rodada com 5 startups apresentando. Das 5, achei 3 interessantes, são elas a Killer Infografics que produz gráficos personalizados e customizados para qualquer tipo de conteúdo.

A CEO falou sobre nosso cérebro processar informação visual 90% mais rápido e que em um mundo com uma quantidade absurda de informação, imagens são a melhor maneira de colocar informações na cabeça das pessoas.

A Nowsourcing que apresentou uma solução de gráficos e análises em realidade virtual, e também a Visme, uma plataforma para criar gráficos e apresentações inteligentes utilizando templates, como se fosse um wordpress de gráficos.

O legal da SXSW é isso, a diversidade, sai do Trade Show onde havia acabado de assistir ao pitch de empresas de tecnologia e fui assistir a uma palestra do Anthony Bourdain, um dos chefes mais reconhecidos do mundo e apresentador de um programa sobre viagens na CNN, completamente lotada!

Ele falou o processo de construir a produção das viagens lendo livros, vendo filmes e se imaginando nos locais. Falou também que está mudando o foco do programa para um viés mais sociológico e antropológico, pois a comida, que é o motivo original de seus programas é um instrumento social que une as pessoas e cria e mantem cultura. Também falou sobre uma solução digital na qual esta investindo chamada Roads&Kingdoms (http://roadsandkingdoms.com/), que fala de uma maneira aprofundada sobre política, comidas e viajens.

Bem pessoal, por hoje é isso! Amanhã tem mais drops aqui da SXSW!

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