E agora? Como escolher uma plataforma?

em nov 01, 2013:por

Taiane Guimarães

Cursou Gestão Comercial na Universidade Anhembi Morumbi. Atua na área comercial desde 2012 e atualmente é executiva de contas da B2W Digital.
Views213
shutterstock_94784911-resized-600

Para iniciantes no e-commerce existem muitas dúvidas, entre elas, qual a melhor opção de plataforma para a operação.

No mercado existem muitas opções, e para tomar a decisão correta, é necessária se informar bastante, pois a plataforma é a base para sua loja virtual, ou como costumo dizer, o esqueleto do e-commerce.

Inicialmente, além de um bom plano de negocio é preciso avaliar alguns fatores importantes, como:

-O perfil da sua empresa e o público alvo;

-Seus concorrentes no mundo digital;

-Quanto você pretende investir em uma plataforma e no seu projeto como um todo;

Agora vamos direto ao ponto, após ter analisado o seu projeto, feito um plano de negócios e pensando em suas estratégias, você chegou à conclusão que uma plataforma pronta ira te atender da melhor forma. Portanto,  para escolher estre as várias opções disponíveis, deve-se considerar alguns fatores:

O que uma plataforma pronta deve oferecer?

  • Oferecer múltiplos meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência…);
  • Oferecer sistema automático de cálculo de frete;
  • Possuir um carrinho de compras limpo e sem pontos de fuga  (um carrinho que traga confiança para o seu cliente, assim ele não irá abandona-lo);
  • Ter boas fotos, com variedade e possibilidade de ampliar para detalhes (zoom);
  • Ter (se possível) um sistema de cupom de desconto;
  • Ser compatível com a instalação de scripts adicionais, como Google Analytics e Adwords;
  • Ter otimização para sites de busca, ou código flexível para ser otimizado no futuro;
  • Ser compatível com soluções de segurança;
  • Ter uma ferramenta para criar promoções para um canal/parceiro específico;
  • Ter variedade de relatórios gerenciais de vendas, clientes, retorno por mídia, etc;
  • Ter personalização de URLs ou, no mínimo URLs amigáveis;
  • Ter a possibilidade de incluir meta informações (description e keywords);
  • Facilidade de administração de categorias de produtos;
  • Ser flexível o bastante para customizações necessárias;

Muitos ainda escolhem as plataformas baratas, sem analisar suas limitações em um plano mais abrangente. Uma plataforma pode ser boa para você no momento, porém, devido às suas limitações, ela poderá dificultar o crescimento do seu e-commerce, impedindo personalizações e alterações indispensáveis para que sua loja seja bem sucedida.

O ideal é pesquisar bastante e, se possível, trabalhar com uma consultoria especializada no mundo digital. O barato, na maior parte das vezes sai caro, e o próprio mercada vai te cobrar crescimento, ou se você já possui um e-commerce pequeno, será cobrado por melhorias que atendam a demanda dos clientes.

Abaixo, relacionei algumas plataformas prontas existentes no mercado:

  • Vtex
  • Kanlo
  • Esmart
  • Jet Commerce
  • Linx
  • 00K
  • Rakuten
  • Dotstore
  • Tray

Não perca tempo!

Pesquise, estude e busque uma plataforma de qualidade que vai atender o seu projeto.

 

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25