E agora, onde investir? Facebook ads ou Google Adwords

em mar 05, 2012:por

Felipe Coelho

Co-Founder da Über Digital e Designer pela ESPM. É responsável pelo planejamento de marketing dos clientes e gestão de projetos para e-commerce.
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Com a chegada do Facebook Ads muitas empresas vivem um grande dilema, onde investir? Acredito que quase todos já fizeram essa pergunta: Qual é melhor, Facebook ou Google? Essa questão pode gerar conversas interessantes que pode durar de horas e horas, já posso adiantar que não existe melhor e sim o ideal para sua estratégia.

O Google adwords é considerado um sucesso, pois grande parte das vendas são geradas através de buscas ligados a determinadas palavras-chave. Por exemplo, você busca “ Bolsa feminina branca, Marcax” pode retornar tanto anúncios de bolsas feminina, quanto de um revendedor da marcax. Essa metodologia é considerada quase perfeita para compra e venda na internet, só que está questão tem um porém, no começo tudo era perfeito, agora com o mercado de links patrocinados inflacionado, a compra por palavras-chave está cada vez mais acirrada, palavras populares estão sendo compradas por um CPC altíssimo e isso vem aumentando a cada dia. Isso não quer dizer que para aparecer você tem que ter dinheiro, existem diversas palavras mais baratas que também geram conversão, mais isso é uma tarefa demorada que é resolvida por especialistas que sabem lidar com esse tipo de situação.

E o Facebook como fica nessa história? Os anúncios via facebook oferecem uma opção que é extremamente importante, a segmentação do público. Com todas informações fornecidas na criação da conta na mídia social, a empresa consegue segmentar sua campanha diversos fatores, entre eles: idade, localização ou proximidades de um determinado CEP, educação ( Ensino médio, Ensino superior), sexo, estado civil, local de trabalho, conexão social.
Continuando no exemplo acima, você pode fazer uma campanha apenas para as pessoas que já curtiram a Marcax ou só para as mulheres de São Paulo que já curtiram a Marcax.
Uma questão importante do facebook e que é muito aproveitado pelas empresas, que além da venda você pode utilizar Facebook ads para branding. Com a mídia social em alta, criar consumidores fãns é extremamente importante, pois através de um usuário você consegue disseminar sua marca de forma extremamente rápida e eficaz, aumentando assim o impacto de seu anuncio e alcançando novos usuários.

Como mencionei no inicio, não existe melhor plataforma e sim qual a mais adequada à sua estratégia e ao seu orçamento. Quer uma dica? Anunciar no facebook é algo relativamente novo e mais barato que o adwords, portanto, aproveite! Mas isso pode mudar em breve.

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2 Comentários :

  1. Eduardo disse:

    Muito bom comparativo, exceto pela afirmação que Facebook Ads é mais barato que Google AdWords.

    O custo com uma ou outra mídia também varia coforme a estratégia. Facebook Ads pode acabar saindo MUITO mais caro que AdWords.
    Anunciar no Facebook exige a continuidade do relacionamento através da timeline dos fãs.

    Somente no caso de usar URLs de destino externas é que se poderia comparar com AdWords e, ainda assim, somente com a rede de display do AdWords, quiçá, somente Orkut.

    Mas de um modo geral, o artigo está muito bom e poderia ser ampliado para detalhar mais as diferenças.

  2. Fernando disse:

    E o buscape como fica nessa historia? Vale a pena fazer uma campanha lá? Tenho uma loja de acessorios para celular estava com vontade de colocar um anuncio la para testar! Atualmente uso o mercado livre! No buscape não consigo visualizar quantas peças o produto vendeu! Só mostra quantos produtos no total a loja vendeu!

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