E-Commerce: Massa X Nicho – Parte Final

em mar 11, 2015:por

Felipe Martins

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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E-Commerce- Massa X Nicho - Parte Final

Chegamos à última parte do estudo sobre as características do mercado de nicho e do mercado de massa. Para, finalmente, definir qual das duas opções é a que melhor combina com seu modelo de negócios, confira:

A escolha de fornecedores. Essencial para os dois tipos de empreendimento, a escolha de fornecedores, no mercado de massa, é feita com base na diversificação, sem grande envolvimento comercial entre as empresas, visando o oferecimento de novos e diferentes produtos aos consumidores. Já o mercado de nicho trabalha com foco na parceria com os fornecedores, buscando especialistas no segmento desejado para atingir os clientes de maneira personalizada.

E quanto aos serviços agregados? Atendimento personalizado simultâneo à compra, descrição melhor detalhada do produto e atenção especial à data de entrega, conforme a necessidade do consumidor são exemplos de serviços que compõem os diferenciais adotados por um e-commerce de nicho, onde o valor agregado é buscado, bem antes do preço do produto. Uma realidade diferente do mercado de massa que, trabalha com itens cujo diferencial é o preço da mercadoria e a busca por grande volume de vendas.

Diferenças em investimento. Essa questão pode ser muito discutida, conforme os pontos de vista e objetivos de cada negócio. No geral, entende-se que para investir em público de massa é preciso estar pronto para concorrer com empresas já fixas no setor, lutando por oferecer menores preços e bom estoque de mercadorias desejadas; sendo necessário um ótimo capital de giro. Para o e-commerce de massa, enxerga-se o desenvolvimento de diferenciais em produtos e serviços o destino da maior parte do investimento de empresas que querem alcançar o sucesso.

Diante de todos os tópicos abordados nesta série, a dica final é: entenda quem é seu público e como é possível atraí-lo. Se preços baixos são seu motivo de compra, invista no mercado de massa; mas se o seu potencial consumidor deseja, antes de tudo, ser bem atendido e prefere produtos específicos, invista no mercado de nicho!

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