E-commerce simplificado como tema de bate-papo com João Kepler

em jul 04, 2014:por

Marcio Eugênio

Formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.
kepler

Estar sempre em busca da forma mais simples de vender o produto para seu cliente. Essa é a premissa que rege os ensinamentos de João Klepler, empreendedor serial, palestrante e escritor de diversos livros de negócios. Em um bate-papo recente que realizamos, Kepler contou de forma resumida sua tragetória e deu dicas de como o empreendedor digital pode encontrar a tal simplicidade nos negócios.

Antes de mais nada, Kepler é um vendedor nato. Trabalhou no mundo digital e também no físico. Sua especialização em tecnologia da informação, porém, sempre fez com que ele tentasse deixar as coisas um pouco mais conectadas. Sua experiência no grande varejo, gerenciando mais de mil vendedores, fez com que ele se tornasse um palestrante com a agenda sempre lotada. Suas demais vivências em vendas, nas mais variadas áreas, fez com que ele se tornasse um investidor-anjo.

Com toda essa bagagem, Kepler descobriu que a palavra mágica para uma venda ter bons resultados está na simplicidade – e isto vale tanto para a usabilidade que o usuário terá no e-commerce como também no modo que o empreendedor irá vender aquele produto.

No quesito usabilidade, Kepler dá como exemplo o seu site, o Show de Ingressos. O negócio surgiu através de uma “brincadeira” de montar eventos de fim de ano. Para vender as entradas, precisava de uma plataforma simples e eficaz, mas não encontrava nenhuma do seu agrado. Criou então a Show de Ingressos (que agora funciona com foco B2B) para atender sua própria demanda. O aprendizado com esse e-commerce fez com que ele defendesse um tipo de checkout o mais transparente possível, onde o comprador não precisa criar cadastro com login ou senha e muito menos colocar suas compras em um carrinho. Kepler acredita que todos estes passos podem ser “eliminados” quando o vendedor online oferece ao cliente os mais diversos meios de pagamento, deixando-o confortável em escolher esta opção. “Deixe o cliente escolher onde ele tem a melhor relação a partir do meio de pagamento”, defende.

Utilizar ferramentas que facilitam a compra do cliente também é importante. Um exemplo que o palestrante dá é a utilização do chat online, do qual poucos e-commerces utilizam e cria um diferencial enorme diante da concorrência, por apresentar soluções aos clientes de forma rápida.

Por falar em soluções, Kepler acredita que uma boa loja virtual deve estar focada em oferecer isso ao seu cliente. “Muita gente esquece que vender é resolver o problema de alguém”, observa. Para isso, o empreendedor precisa se especializar cada vez mais em seu negócio, buscando um nicho de mercado específico. Ele defende a utilização de uma estratégia que ele chama de mono-commerce, que consiste em investir em um único produto, porém extremamente especializado em um nicho. “O empreendedor precisa saber o que quer. Não para ser generalista hoje em dia. É (como) um canivete suíço, que faz muita coisa, mas não faz nada bem. Eu acho que o empreendedor tem que ter foco e saber o que quer. Primeiro tem que achar o nicho específico daquilo que ele quer ser”, analisa.

A conversa foi tão esclarecedora que, desta vez, faremos um bate-papo aberto ao público. Ela irá acontecer no dia 10 de junho, às três da tarde, e será totalmente gratuita. Se você quiser saber um pouco mais sobre mono-ecommerce, simplificação de plataforma, ou deseja perguntar alguma coisa para o Kepler, basta se inscrever neste link: http://materiais.dlojavirtual.com/joao-kepler-o-vendedor-na-era-digital/. As vagas são limitadas.

Serviço:
Bate-papo com João Kepler sobre e-commerce
Inscrições gratuitas aqui
Data: 10/07/2014
Horário: 15 horas

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