E-mail Marketing: Diferentes Layouts para Diferentes Objetivos

em mai 03, 2013:por

Publicitário com especialização em Design Digital pelo Istituto Europeo di Design - IED. Possui experiência de 7 anos na área de criação em agências digitais onde desenvolveu trabalhos para clientes como, Fnac, Schutz, Staples, Viajanet, Mash, Scala, Aramis Menswear entre outros.
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Com as margens cada vez mais apertadas, os varejistas on-line tem a necessidade de enxugar gastos e potencializar investimentos. Nesse cenário o uso do e-mail marketing como ferramenta de comunicação e vendas tende a se intensificar. Isso acontece pois o ROI de uma campanha de e-mail é, via de regra, melhor que o de outras ferramentas de comunicação como buscadores, comparadores de preço, mídias sociais e banners em rede de display.

Além da vantagem de ROI, pode-se citar como benefícios do e-mail marketing a agilidade, mensurabilidade, possibilidade de gerar interações instantâneas e, a principal delas, permitir traçar o perfil de público através de comportamento de cliques e compras. Isso possibilita o envio de mensagens cada vez mais personalizadas e pessoais, o que torna o e-mail marketing uma verdadeira mina de ouro.

O custo entre conquistar um cliente novo versus manter um cliente antigo é sempre levado em conta pelos gestores de e-commerce. Nesse calculo é sabido que o investimento necessário para manter o cliente é muito menor que conquistar um novo. Sendo assim, invista tempo e dinheiro em conhecer cada vez melhor seus clientes.

Ter métricas para traçar perfis de comportamento e utilizar esses dados de forma inteligente para segmentar a sua base de cadastros é de fundamental importância para a lucratividade e, consequentemente, o crescimento de qualquer e-commerce, independente do ramo de atividade em que atua. Para tirar melhor proveito e conseguir potencializar o seu ROI conte com prestadores de serviços especializados e experientes no assunto.

Se você já tem um parceiro que planeja, cria, executa e monitora suas campanhas de e-mail, ótimo! Você está à frente de muitos de seus concorrentes. Juntamente com esse parceiro tente criar opções para fugir do tradicional e-mail de ofertas. Busque maneiras de diferenciação e um ótimo caminho para isso é investir em design.

Para ir mais além e conseguir se diferenciar, crie layouts para diferentes finalidades. É muito comum os varejistas terem um único template de e-mail, que é um e-mail de ofertas. Nesses e-mails, basicamente o que muda são as ofertas, mas a estrutura e finalidade ao qual o e-mail foi projetado é sempre a mesma. Invista em modelos diferenciados a esse padrão. Dessa forma você terá mais opções de peças para enviar e  irá impactar seu público com diferentes abordagens.

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