E-mail marketing + gifs: Vantagens e desvantagens.

em set 26, 2014:por

Samuel Muller

Publicitário com especialização em Design Digital pelo Istituto Europeo di Design - IED. Possui experiência de 7 anos na área de criação em agências digitais onde desenvolveu trabalhos para clientes como, Fnac, Schutz, Staples, Viajanet, Mash, Scala, Aramis Menswear entre outros.
Views161
gifs-em-email-marketing

gifs-em-email-marketing

Gostaria de compartilhar com os leitores desse blog meu ponto de vista com relação a utilização de gifs animados em e-mails marketing, algo que está cada vez mais comum hoje em dia e muita gente me questiona se vale a pena utilizar ou não.

Um breve resgate histórico: o formato .gif (Graphics Interchange Format) surgiu há quase três décadas, para ser exato foi no ano de 1987. Naquela época os recursos de hardware e software dos computadores eram bem mais restritos que o que temos em nossos smartphones hoje em dia. Para o leitor ter uma referência em 1986 a Apple lançou o Macintosh plus, um computador pessoal com processador Motorola 68000 e 1MB de memória ram.

Para contextualizar compartilho com você esse vídeo bem bacana que exemplifica e traz alguns dados históricos sobre esse formato de arquivo.

Mesmo depois de mais de 25 anos de sua criação os gifs continuam muito populares. Com o passar desses anos os gifs foram sendo aperfeiçoados e hoje em dia são cada vez mais utilizados em campanhas de e-mail marketing. As lojas on-line dos segmentos de moda e decoração costumam usar de maneira muito criativa esse recurso.

Pessoalmente gosto muito e acho sempre muito válido a utilização de gifs animados. Para citar alguns benefícios que vejo na utilização desse recurso aponto como principais;

Prender atenção – tudo que é animado, ou seja, pisca, transforma, move vai acabar chamando mais atenção que uma imagem estática e como o objetivo de todo e-mail é gerar uma ação de click os gifs são muito bem pertinentes.

Diferenciação – surpreenda seu cliente. Assim como você, o seu cliente gosta de ser surpreendido. A maioria dos e-mails que vejo, e olha que são centenas por dia, utilizam imagens estáticas. Se sua marca precisa se destacar das demais utilize gifs;

Criatividade – Deixe a sua imaginação fluir. Os gifs permitem qualquer possibilidade, ou seja, basicamente tudo o que você imaginar poderá ser feito em gif.

Humor –  Em campanhas especiais em que a irreverência pode e deve ser destacada como halloween os gifts podem ser o ideais para transmitir o conceito da sua campanha.

Abaixo separei alguns exemplos de gifs para ilustrar esses benefícios:

Para visualizar o email completo clique no gif

gif 1

gif 3

gif 4

gift 5

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25