E-mail Marketing um pilar para Integração de Multicanais

em dez 02, 2012:por

Tatiane Monteiro

É publicitária e pós-graduada em marketing pela ESPM. Atua no mercado de marketing digital desde 2007. Já passou por empresas como Media Factory, Busca Descontos, eNext Group e Digitalks. Hoje é Supervisora de Marketing Online na Ituran, multinacional líder em monitoramento e recuperação de veículos.
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Nos dias de hoje está cada vez mais difícil conseguir acompanhar a evolução do mundo digital e tecnológico. Por dia surgem centenas de novos sites, aplicativos, redes sociais e ferramentas. Com isso nasceu um cenário irreversível: novos canais e formas de comunicação.

Na geração Y, nós precisamos dividir nossa atenção em todos esses canais e mídias para buscarmos as informações que desejamos.  TV, jornais, sites, e-mail, redes sociais, chats entre tantas outras plataformas são palavras que devem viver em sintonia.

Para uma comunicação funcionar ela precisa ser multicanal e passar pelas diversas plataformas, isso é ainda mais importante quando se tratamos comunicação de empresas ou marcas. Para uma marca ser forte, ela precisa estar presente em todos os meios, pois se ela não estiver o consumidor irá buscar e falar sobre essa marca em qualquer lugar que esteja independente disso.

Diante de tantas opções, algumas pessoas falam sobre a morte do e-mail marketing. Esta é uma ideia errônea, pois poucas ferramentas são tão importantes quanto o e-mail marketing para concretizar a presença da comunicação em multicanais. Através do e-mail não fazemos apenas venda, essa é uma ferramenta abrangente onde podemos direcionar a comunicação e o tráfego para outros canais. O e-mail marketing então se consolida como um grande canal de integração e isso não pode ser ignorado.

Na era de comunicação multicanal, o e-mail marketing é fator decisivo no relacionamento entre empresas e consumidores. Vale a pena fazer este investimento, mas é preciso entender os consumidores e seus diferentes espaços de interação. Deve-se saber usar as informações possuídas nos diferentes canais  sempre tendo certeza que não está perguntando a mesma informação já obtida anteriormente e ainda saber convencer o consumidor a falar mais sobre si.

Portanto, ao traçar as estratégias de comunicação, não pense em uma ferramenta como um canal único e isolado. Para uma comunicação ter sucesso, a mensagem precisa chegar ao consumidor por diferentes mídias e canais, e as ações de e-mail marketing são decisivas para isso.

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