E-merging Markets debate profissionalização do e-commerce

em mar 17, 2014:por

Redação Next Ecommerce

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A quarta edição do E-merging Markets que começou na última quinta-feira, 13, e terminou sexta-feira, 14, com atrasos na programação e ausência do palestrante German Quiroga, CEO da Nova Pontocom. A abertura contou com a apresentação de Nils Strandberg, gerente geral do E-merging; Ludovino Lopes, presidente da Câmara e-net; e Mariano Faria, chairman do E-merging. Ludovino apresentou o cenário em que o Brasil se encontra hoje, com eventos importantes (Copa e eleições) ainda este ano, a Black Friday que tem se popularizado no país e que impulsionou o comércio eletrônico, além de alertar para a questão do Marco Civil, que também deve atingir o setor.

Com a ausência de Quiroga, Mariano Faria deu início ao ciclo de palestras com informações essenciais sobre e-commerce tanto para empresários experientes, como para os mais leigos. Entre os diversos tópicos discutidos, Mariano reforçou a questão do marketing e do atendimento. Ao apresentar a estrutura de custo de um varejo eletrônico, afirmou que o marketing não deve ser considerado investimento, mas custo. A empresa deve primar, acima de tudo, no atendimento. Portanto, mais importante do que o ROI é o ROI corrigido, que inclui a taxa de recompra orgânica. Ou seja, é muito mais lucrativo conquistar um cliente que, após a primeira compra, sinta-se satisfeito o bastante para retornar inúmeras vezes. Portanto, é necessário valorizar o retorno do cliente e adequar o negócio àquilo que o cliente quer comprar.

Durante a apresentação, foi revelado que apenas 2,5% do total de visitantes de um site efetua a compra. Uma solução seria investir em interface, simplificando o processo de checkout e incluindo o sistema de “compra com um clique”, por exemplo. Programas de fidelidade e uma newsletter mais direcionada também podem contribuir para aumentar o lucro da empresa. Outro ponto fortemente discutido foi a importância de “calibrar o timing”. Ou seja, clientes que compram online pesam muito o prazo de entrega na hora de optar pela loja. A logística de pedidos despachados pode fazer grande diferença e parcerias com agências de Correio, por exemplo, podem ser uma solução.

Nils Strandberg afirma que o objetivo final do evento é a maior profissionalização do varejo. Segundo ele, o tamanho do mercado brasileiro pode ser comparado ao da Espanha, com uma cultura muito própria, feita para o e-commerce. Atualmente, ainda estamos aprendendo a gerenciar esse mercado, deixando de pensar exclusivamente no crescimento acelerado e descontrolado. Nils ainda acredita que a maior dificuldade que o Brasil enfrenta com relação ao setor é a ausência de mão de obra qualificada. Existe uma necessidade muito grande de profissionais, mas a oferta ainda é baixa.

Tivemos também palestras sobre plataformas, ministradas por Alexandre Soncini, da VTEX; Enio Garbin – IBM; João Teixeira da Hybris e Gabriel Lima da eNext. Dentre os assuntos explicados, tivemos a conceituação de multi-brand, multi-canais,  o que significa regionalização e retaguarda no e-commerce; uma visão geral do ecossistema do e-commerce e quais os investimentos padrão para iniciar no segmento.

Fonte: Proxxima

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