Ecossistema do E-Commerce Brasileiro 2014

em dez 09, 2014:por

Gabriel Lima

Gabriel Lima é Graduado em Publicidade & Propaganda pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pelo Insper com ênfase em estratégia. Diretor da Enext, empresa líder em consultoria, marketing digital e soluções para e-commerce e professor da Business School São Paulo.
Views1.206
ecossistema-de-ecommerce-brasileiro

Em 2013, A eNext através de toda sua experiência de mais de 5 anos no mercado de e-commerce, realizou uma análise aprofundada da indústria de comércio eletrônico brasileiro preparou uma primeira versão do Ecossistema do E-commerce Brasileiro, um mapa que veio para ajudar tanto empresas que desejam abrir ou aperfeiçoar sua operação de e-commerce e precisam de um referencial para entender o que os diversos tipos de fornecedores prestam de serviços, assim como para a própria indústria analisar suas competências, entender seu posicionamento e preparar caminho para aquisições e consolidações neste setor tão dinâmico da economia.

Nós entendemos que esta é uma visão extensiva e não exaustiva, portanto alguns players podem não ter sido mapeados, assim como algumas empresas podem atuar em diversos setores diferentes. Além disso, alguns produtos e serviços encontrados dentro de cada uma das categorias mapeadas podem se diferenciar tanto conceitualmente, quanto em modelo de atuação e cobrança.

Hoje a empresa de consultoria especializada em negócios digitais lançou a versão 2014 do mesmo mapa de fornecedores, com a adição de algumas categorias que ganharam força neste ano que passou, como agências especialistas em SEO e plataformas de testes a/b e gerenciamento de remarketing. Houve também a criação de uma área dedicada a marketplaces e soluções de BI, em métricas e gestão.

Confira o ecossistema completo:

Ecossistema do Ecommerce Brasileiro 2014

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

12 Comentários :

  1. Henrique Moraes disse:

    Olá. Excelente análise. Precisávamos mesmo de algo assim. Qual o critério que adotaram para selecionar as empresas? Tem algumas que conheço que não estão no infográfico.

  2. Claudiney disse:

    cade os sistemas de integração de estoque?

    • Redação Next Ecommerce Redação Next Ecommerce disse:

      Boa tarde Claudiney,

      Os sistemas de integração de estoque estão aglomerados junto com os ERPs.

      Att,

  3. Marco disse:

    bom dia Gabriel…um item bem comentado nos últimos anos é o cadastro de produto, senti falta de ver este item em seu infográfico.

  4. Jaqueline disse:

    Oi. Não vi no infográfico empresas que atuam no aspecto de “reputação” das lojas, como TrustVox (http://www.trustvox.com.br) com sua excelente ferramenta de Reviews com cases de grande porte como Staple’s e a Find My Pack (http://www.findmypack.com.br) que atua na monitoria e solução de problemas de encomendas Correios com automatização de abertura de P.I como cliente a Brandili, por exemplo. São empresas essenciais e acho que caberia muito bem nesse ótimo estudo que vocês fizeram! ;)

  5. Rogerio Gomes disse:

    Gabriel,

    Excelente trabalho. Faltou apenas o SuperPay como Gateway de Pagamento. Hoje atendemos alguns dos grandes eCommerces do Brasil.

    Abs.

  6. aCHEI MUITO INTERESSANTE O MAPA. SENTI FALTA DE UMA CAIXA PARA OS COMPARADORES DE PREÇO COMO BUSCAPE, ZOOM, JACOTEI, ETC … AFINAL OS COMPARADORES DE PREÇO FAZEM PARTE DO ECOSSITEMA DE E-COMMERCE

  7. oLÁ , OTIMO ECOSSISTEMA. NO ENTANTO ACREDITO QUE ESSE ESTÁ UM POUCO DESATUALIZADO COM EMPRESAS QUE JÁ FECHARAM E outras na area em expansão logistica e erp = http://www.ecommercelogistica.com.br

  8. João caetano disse:

    Pow, faltou a agencia da vila. os vizinhos e parceiros da enext. =D

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25