Eficiência no pós-venda: redução de custos e encantamento do cliente

em set 09, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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Por: Leandro Baptista

Você se considera um profissional atualizado com as mudanças do comportamento do consumidor? Sua empresa possui práticas que atendem as expectativas de seus clientes, tanto no online quanto no offline?

Caso a resposta seja não, preste bem atenção nas linhas abaixo.

A forma de consumo não está mudando, ela já mudou o suficiente para que possamos perceber que, cada vez mais, o consumidor não está em busca somente de seu produto, ele quer o benefício, somado à experiência da compra. Ele espera que o seu produto tenha qualidade, seja exatamente como o prometido e que chegue até as suas mãos com um atendimento de primeira.

Estes princípios são básicos nos dias de hoje, e a tendência é que este cenário se torne ainda mais exigente. Por isso, a maneira de atuar no mercado deve ser constantemente repensada, tratando sempre a qualidade do produto e do atendimento como forma de crescimento e inclusive sobrevivência. Pois se a sua empresa não está se aprimorando, outras com certeza estão.

Atender bem o cliente e ainda superar suas expectativas é um dos maiores desafios que empreendedores e gestores enfrentam no dia a dia. Muitas empresas não conseguem crescer mais por conta da incapacidade de entregar o que foi prometido, de planejar bem as suas operações de pós-venda e de fidelizar seus clientes.

Tão importante quanto saber gerar vendas é saber não perder novas vendas por conta de um mal atendimento ou uma prestação de serviços com falhas, indicando falta de profissionalismo. E para isso, utilizar a tecnologia correta para gerenciar as informações passa a ser o seu diferencial competitivo – promovendo a viralização da marca e aumento da rentabilidade do empreendimento.

Podemos citar o Sistema de Rastreamento de Pedidos como a tecnologia ideal para garantir a qualidade e eficiência no pós-venda. Além de reduzir custos logísticos (fator por si só convincente), proporciona contato pró-ativo com o cliente, gerando diversos benefícios. Segue abaixo, alguns deles:

Possibilidade de informar o cliente sobre o status do pedido por meio e-mail e SMS, em tempo real e de forma personalizada – esta ferramenta favorece tanto o cliente, que não precisa ir em busca de informações sobre sua entrega e pode se preparar para receber o produto, quanto para o e-commerce, que reduz consideravelmente seus gastos com SAC e logística reversa.

Visibilidade da qualidade do serviço das transportadoras – através de um mapa de SLA de entrega por Estado e de listagens de pedidos entregues dentro ou fora do prazo, é possível detectar como está o desempenho das transportadoras e negociar melhores contratos. Lembre-se que a transportadora leva a imagem da empresa e é o elo entre o consumidor e o e-commerce.

Feedbacks dos clientes – após a entrega do pedido, o cliente pode facilmente opinar sobre a experiência da compra e a satisfação pelo produto. Com essa avaliação de desempenho de sua loja você passa a saber o que seus clientes pensam e, desta forma, pode tomar decisões mais assertivas.

O sucesso da operação é a garantia da entrega do produto nas condições acordadas, mas o encantamento do cliente está na inovação dos processos que causam um impacto positivo na experiência da compra. Hoje, qualquer informação é facilmente dissipada, use este critério a seu favor, fidelize seu cliente e torne-o em seu fã.

Fonte: E-commerce Brasil

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