Escolhendo uma agência digital para seu E-commerce

em jul 31, 2013:por

Taiane Guimarães

Cursou Gestão Comercial na Universidade Anhembi Morumbi. Atua na área comercial desde 2012 e atualmente é executiva de contas da B2W Digital.
Views10
Right Decision, Wrong Decision Green Road Sign

É imprescindível que as empresas entendam a importância dos canais digitais dentro do seu planejamento. E pra que esses canais funcionem bem, tudo precisa começar com a escolha assertiva de uma agência.

howtochoose-600x250

Esse é um mercado bastante concorrido, existem muitas agências atuando no mercado digital e esse fato tem um lado bom e um ruim. O lado bom é a variedade de perfis e a grande concorrência, aumentando a chance de encontrar um fornecedor com a “cara” da sua empresa e possibilitando negociações melhores. O lado ruim é que quando tem muita gente jogando, aumentam as chances de se tomar a escolha errada, pois a grande maioria dessas agências fazem trabalhos, no mínimo, duvidosos.

Antes de escolher uma agência que criará todo o desenvolvimento do seu e-commerce é preciso analisar alguns itens. Avalie bem a agência, seus cases, portfólio e tente conseguir algum feedback no mercado. Fuja de agências que não marcam reuniões ou que demoram pra retornar um contato. Quando fazem isso provavelmente não estão interessadas no projeto (logo, não se dedicarão 100%), são desorganizados ou não possuem ao menos um escritório pra poder conversar com você.

A agência de escolha deve ser acima de tudo parceira. Alguns players são seus melhores amigos antes de assinar o contrato, mas depois disso, pode esquecer. Se você pedir uma indicação ou alguma dica, não é respondido, e quando é, com “aquela” vontade. Uma agência competente vai te ajudar a resolver problemas e te auxiliar na melhor forma de conduzir um projeto, seja te mostrando caminhos, dizendo onde está certo, onde está errado, indicando outros fornecedores, etc. Quem tem experiência e está no dia a dia do mercado, pode te ajudar (mesmo que em forma de conselhos) de diversas maneiras. Isso é vivência!

Outro item importante: procure sempre conhecer a equipe da agência e seus trabalhos anteriores. A equipe deve ser formada por profissionais qualificados para que tragam um resultado positivo, de qualidade e no prazo combinado. Muitas vezes agências que trabalham com preços abaixo do mercado colocam profissionais inexperientes para gerenciar e para executar os projetos. Isso pode trazer sérios riscos aos clientes. Ter profissionais qualificados e experientes é um requisito mínimo, principalmente se o seu projeto é ousado. Em geral, vale pensar no seguinte: quanto menor o preço presente, maior o prejuízo futuro.

No mercado digital existem agências sérias que tem intenção de ajudar na evolução do seu projeto, auxiliando e contribuindo para ter um bom resultado final, mas também existem as picaretas e barateiras.

Fique ligado em tudo isso! Contratar uma agência faz parte de um investimento financeiro e a escolha apenas pelo preço, sem se importar com os requisitos apresentados nesse artigo pode fazer com que o investimento se torne um pesadelo. Por isso a escolha de uma agência com capacidade, experiência e knowhow podem garantir para sua empresa ganhos em visibilidade, vendas e ROI.

Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25