Estratégia de Posicionamento na Web

em jan 09, 2012:por

Gabriel Lima

Gabriel Lima é Graduado em Publicidade & Propaganda pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pelo Insper com ênfase em estratégia. Diretor da Enext, empresa líder em consultoria, marketing digital e soluções para e-commerce e professor da Business School São Paulo.
Views329
Enext_Schutz2

Quem já estudou alguma matéria de marketing, ou tem alguma experiência com varejo sabe o quanto a definição do posicionamento de uma marca ou de uma empresa é importante para o sucesso do negócio. Na web, e mais especificamente no comércio eletrônico, esta questão não poderia ser diferente. Neste post exploráramos um pouco mais o posicionamento de marca e como traduzi-la para a internet. Para isso vamos comparar três empresas que comercializam calçados em diferentes segmentos: Shoebiz, Fastshoes e Schutz e ver quais foram as estratégias utilizadas para traduzir a imagem de marca para os consumidores.

Antes de mais nada, apenas para alinhar as expectativas, o que se entende por posicionamento é a percepção dos consumidores em relação a determinada marca ou empresa, sendo que quem dita esta percepção são os consumidores influenciados pelos esforços de comunicação da empresa. Como no mundo virtual não há um contato físico entre o lojista e o cliente, a experiência que o consumidor tem com a loja virtual só pode ser influenciada pela comunicação na internet e pelo layout e usabilidade do site.

Sendo assim, o aspecto principal explorado é a aderência do layout e usabilidade com a estratégia de posicionamento das marcas, e para facilitar a compreensão vamos analisar a Home Page de cada uma das empresas.

Shoebiz

A Shoebiz é um varejista de calçados multimarca que possui mais de 20 lojas físicas espalhadas pela Grande São Paulo. O publico alvo almejado da empresa são mulheres, e em suas lojas pode-se encontrar produtos para toda família.

Loja Shoebiz

 

O primeiro scroll da Home Page busca traduzir o mesmo ambiente da Loja Física, representado pelas cores predominantemente verde e roxa, além de trazer os drops característicos da marca.  O ambiente, apesar de carregado de produtos busca trazer uma impressão clara e confortável, sem perder o call to action de vendas com destaque para os produtos que são foco da comercialização.

Home Ecommerce Shoebiz

Home Ecommerce Shoebiz

 

A vitrine apresenta os produtos classificados pelas categorias as quais eles pertencem, mas o detalhe mais importante é o destaque para o preço e condição de parcelamento. Características que são importantes para a tomada de decisão das clientes tanto na loja física quanto na loja virtual.

Vitrine Ecommerce Shoebiz

Vitrine Ecommerce Shoebiz

 

Schutz

A  Schutz, empresa que pertence ao grupo Arezzo, também é um varejista de calçados, que comercializa exclusivamente a linha feminina.  A empresa busca atingir um publico composto por mulheres jovens e que buscam moda e tendências. As lojas físicas da Schutz são clean e dão destaque apenas para os produtos da empresa.

Loja Schutz

Loja Schutz

 

A Home Page da loja virtual apresenta a mesma identidade visual das lojas físicas e procura explorar as características da marca voltadas para moda e tendências. No primeiro scroll aparece um full banner dinâmico com destaque para imagens relacionadas ao mundo fashion e os produtos da marca Schutz.

Home Ecommerce Schutz

Home Ecommerce Schutz

 

A vitrine apresenta os produtos por modelo, coleção ou lançamento. Interessante notar que a consumidora da marca não esta preocupada com o preço ou a condição de parcelamento, ela esta buscando um produto que segue uma tendência e combina com a sua atitude. Desta forma a vitrine dá destaque  total ao produto, e menor relevância para o preço do produto.

Vitrine Ecommerce Schutz

Vitrine Ecommerce Schutz

 

Fastshoes

A Fastshoes é um varejista de calçados e material esportivo 100% online. A empresa busca um público jovem com estilo de vida saudável e atento a esportes. A Home Page da Loja virtual trás cores fortes e chamativas, alem de ser clean e dar bastante destaque para os produtos.

Home Ecommerce Fastshoes

Home Ecommerce Fastshoes

 

A vitrine da Home Page da Fastshoes trás informações comerciais como nome, preço e condição de parcelamento, mas destaca a imagem alinhado com a expectativa da empresa de atender a um publico jovem que busca por materiais esportivos mas sem perder a tendência com a moda.

Vitrine Ecommerce Fastshoes

Vitrine Ecommerce Fastshoes

 

Como visto as três empresas possuem produtos similares, mas estratégias de posicionamento de marca completamente diferentes, e estas diferenças claramente podem ser observadas por suas estratégias de comunicações foca em seu público na internet.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25