Estudo de Caso definição de Tecnologia para Loja Mundo Geek

em jun 16, 2015:por

Gabriel Lima

Gabriel Lima é Graduado em Publicidade & Propaganda pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pelo Insper com ênfase em estratégia. Diretor da Enext, empresa líder em consultoria, marketing digital e soluções para e-commerce e professor da Business School São Paulo.
Views227
mundo-geek-estudo

Entrevista com Matheus Machado em 01 de Abril de 2015

A escolha do fornecedor de plataforma é sempre um momento delicado, e há diversas matérias falando sobre isso. O foco dessa matéria será em descrever um caso de sucesso, o da Loja Mundo Geek (lojamundogeek.com.br), que foi uma das primeiras empresas a adotar o modelo de plataforma e back-office integrado comercializado pela [B] Seller, que nasceu da unificação de duas empresas de forte tradição de prestação de serviços ao mercado de comércio eletrônico: a Uniconsult Sistemas e a Ideais Tecnologia, adquiridas pela B2W Digital em 2013. O Mundo Geek, como o nome diz, foi criado com o propósito de trazer o universo Geek para o dia-a-dia das pessoas, oferecendo produtos diferenciados. Possuem uma participação ativa nesse meio, auxiliando na organização da primeira edição da Comic Com no Brasil, onde operaram quatro lojas simultaneamente, a do Mundo Geek, da Hasbro, da Mimo e a loja oficial do evento. Fora isso, são revendedores exclusivos da BBC no Brasil e de algumas linhas de bonés da New Era, tudo isso para estar sempre à frente dos concorrentes.

Com quase três anos de operação o Mundo Geek já passou por três plataformas diferentes, e está desde o final de 2014 está utilizando a solução integrada de plataforma e back-office da [B] Seller, implantada em apoio com a eNext. Para entender melhor todo o processo de migração da plataforma e suas motivações o Matheus Machado, que é sócio e CEO da operação, respondeu algumas perguntas sobre diferentes temas envolvendo o negócio. Os principais pontos dessa conversa podem ser conferidos a seguir:

  • O que o levou a trocar de plataforma?

Desde o começo da operação vemos o negócio prosperar rapidamente, e a principal estratégia foi sempre preparar o ambiente tecnológico da melhor forma possível, reduzindo a necessidade de aumentar a folha de pagamentos. A partir do momento em que o site alcançou um maior volume de vendas e passou a exigir uma profissionalização da operação foi necessário buscar no mercado uma solução que disponibilizasse uma integração entre o site e o back-office. O principal problema que encontrávamos anteriormente era a gestão de múltiplos sistemas sem a devida integração entre eles, exigindo que a equipe utilizasse diferentes interfaces para cada uma das etapas do processo: recebimento do pedido, emissão da NF e impressão da etiqueta. Todos esses processos manuais incorriam em muitos erros, além de ser improdutivo, já que demandava muito tempo. Fora esses problemas operacionais, as plataformas anteriores também não permitiam que realizássemos uma medição eficaz das campanhas de marketing e dos resultados do negócio, dificultando o direcionamento dos investimentos.

  • Porque escolher pela [B] Seller? Quais as principais vantagens?

Meu principal foco foi sempre buscar uma solução que atendesse as necessidades de integração entre o site e o back-office, e isso foi perfeitamente atendido pela integração nativa da solução da [B] Seller, que centraliza as duas funções. Realizamos reuniões com outros sistemas de gestão do mercado, porém todos exigiam a contratação de outra plataforma, além da integração entre os dois sistemas estar sempre passível a erros. Como a contratação e gestão de múltiplos fornecedores demanda um grande esforço, preferimos centralizar os esforços em um único fornecedor para ambos os serviços. Também pesou a questão da [B] Seller pertencer à B2W Digital (grupo resultante da fusão entre a Americanas.com e o Submarino em 2006), disponibilizando uma integração direta com os marketplaces. Iniciamos recentemente a disponibilização dos produtos nos marketplaces e temos boas expectativas sobre o potencial de vendas. O processo é simples, basta indicar no admin da plataforma quais produtos serão disponibilizados e automaticamente todo o cadastro do produto e a disponibilidade de estoque são integrados, evitando a necessidade de retrabalho.

  • Quais os ganhos operacionais com a nova solução?

Antes da adoção da solução da [B] Seller realizávamos todo o processo manualmente, havendo a necessidade de exportar e importar os dados em diferentes interfaces. Hoje todos os processos são documentados, as responsabilidades são bem definidas, a emissão das notas e das etiquetas se dá de forma automática, é possível realizar o picking de diferentes pedidos simultaneamente além de haver um código de barras individual para cada pedido e produto, que é utilizado no momento da conferência. Tudo isso minimiza consideravelmente os erros da operação, além de tornar o processo muito mais ágil, permitindo um ganho de escala. Houve um ganho de produtividade, porém sem cortes no quadro de funcionários, pois já trabalhamos com uma equipe bem enxuta. A ideia é manter uma equipe pequena de alta performance, com um bom salário, porém com um aumento substancial do volume de vendas. Preferimos investir em tecnologia ao invés de investir na folha de pagamentos.

  • Quais as melhorias nos resultados do negócio?

Como a migração foi recente, ainda estamos analisando os impactos nos principais indicadores do site. Uma migração de plataforma leva quase que obrigatoriamente a uma diminuição do volume de vendas, já que é necessário que as ferramentas de busca realizem a reindexação de todas as páginas, e isso leva um tempo. Já conseguimos retomaram o mesmo patamar de faturamento pré migração, agora sem todos os problemas operacionais, com uma sinalização muito forte de crescimento para esse ano.

  • Quais as suas perspectivas para o negócio?

Embora o cenário macroeconômico do Brasil não esteja dos mais favoráveis, considero um grande mérito termos mantido o mesmo patamar de faturamento de anteriormente devido ao mix de produtos oferecidos. Um dos grandes benefícios obtidos com a migração para a nova plataforma foi a possibilidade de tirar o foco dos problemas operacionais e direcioná-los para os objetivos e as vantagens estratégicas do negócio. Atualmente possuímos várias frentes de trabalho, entre elas o incremento dos investimentos e aprimoramento das campanhas de marketing (execução e análise/monitoramento), suportado pela atual estrutura de informação. Além disso, continuamos com a principal missão da empresa, que é a de trazer e oferecer para as pessoas produtos criativos, exclusivos e que não são oferecidos pela concorrência.

  • Como que a eNext pode auxiliar em todo esse processo?

Durante todo o projeto as duas equipes trabalharam bem unidas, e com isso houve um bom entendimento do que queríamos que fosse executado. Até hoje ainda há um bom trabalho de pós venda, que nos auxilia e muito, nos trazendo as novas tendências e novidades do mercado. Hoje utilizamos também o Dashboard de forma integrada com a plataforma e o Google Analytics, garantindo um acompanhamento e mapeamento dos principais indicadores da loja.

O ano de 2015 promete muitas novidades, expectativas e desafios para o Mundo Geek, como a participação na segunda edição da Comic Con no Brasil, que está agendada para o final do ano. O mais importante é que com a utilização da solução da [B] Seller foi possível preparar o terreno para obter um crescimento sustentável, e com todas as mudanças a empresa possui uma previsão de repetir os avanços dos anos anteriores, dobrando novamente de tamanho.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25