Experiência de compra como peça chave para rentabilidade do e-commerce

em mar 24, 2015:por

João Leão

Especialista em experiência de compra no e-commerce, possui mais de 10 anos de empreendedorismo digital. Foi proprietário de uma loja virtual por 04 anos, e atualmente é sócio-fundador da PGeC, onde se especializou em experiência do consumidor através de testes ocultos e testes espião.
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Experiência de compra como peça chave para rentabilidade do e-commerce

A rentabilidade é um dos grandes desafios do e-commerce. Rodar uma operação online por diversos anos no prejuízo é uma realidade para poucos players, que tem como estratégia ganhar share de mercado, e, com a ajuda de investidores, não precisa pensar no lucro a curto e médio prazo.

Mas como os demais lojistas podem alcançar essa sonhada rentabilidade?

O trabalho é árduo. Com o aumento do custo da mídia e as baixas taxas de conversão, o custo de aquisição de um novo cliente está bastante alto, e muitas vezes, o lojista acaba praticamente pagando para conseguir esta venda.

As regras de negócio aplicadas pelos grandes players, geraram uma cultura de compra do consumidor brasileiro que também prejudica a realidade do pequeno e médio lojista. O e-consumidor ficou acostumado ao frete grátis e parcelamentos em até 12x sem juros. Adiantamentos financeiro e/ou despesas de logística pesam muito nos resultados da empresa.

Dessa forma, a solução para a rentabilidade está na Experiência de Compra do consumidor em sua loja virtual.
Ao agregar valor e gerar uma experiência de compra inesquecível, você fidelizará seus clientes. Clientes fiéis gastam mais, compram mais vezes e ainda trazem novos clientes.

Com uma boa base de clientes, precisamos focar nossos esforços em manter esse cliente conosco. É claro que um bom mix de produtos e preços competitivos são fundamentais para o sucesso do e-commerce, mas está na hora de ouvirmos mais os nossos clientes. Muitas lojas se preocupam mais com o concorrente do que com o próprio consumidor. Mas quem é que coloca dinheiro no seu bolso?

Se gerarmos uma experiência fantástica, o cliente nos compensará, comprando mais e contando para seus amigos.
Pense mais como seu cliente. Seu site está amigável? É fácil de achar o que você procura? O check out é simples? O atendimento eficiente? A logística pontual? A embalagem agradável?

Eu iria além. A experiência é surpreendente? Pense se há alguma coisa diferente em sua experiência de compra que faz com que o cliente comente com um amigo, ou que o faça lembrar da sua marca um mês depois.
Chegou a hora de tomarmos nossas decisões com base no cliente.

Gere uma experiência de compra surpreendente e rentabilize sua operação!

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