Facebook faz primeiro teste de avião com internet

em jul 29, 2016:por

Redação Next Ecommerce

O Nextecommerce é um canal para compartilhar idéias sobre as tendências e novidades que encontramos e produzimos no mercado.

Facebook divulgou nesta quinta-feira, 21, que o primeiro voo teste do Aquila foi bem-sucedido. O avião de longa distância e alta altitude movido a energia solar oferece internet a populações sem operadoras ou serviços relacionados acessíveis na proximidade.

O projeto é parte das iniciativas que compõem o grupo Internet.org, composto também por Samsung, Ericsson, MediaTek, Opera Software, Nokia e Qualicomm, além da rede social.O avião autômato foi guiado pela área de engenharia do Facebook conhecida como Connectivity Lab, também responsável pelo projeto, numa tarde de 28 de junho, no Arizona. Segundo relatos, o teste deu tão certo que foi estendido de 30 para 96 minutos.

aquila_infografico_facebook

Apesar de ter sido realizado em altitude baixa e em pouco tempo, o modelo tem capacidade de voo de três meses ininterruptos, numa altura entre 60 mil e 90 mil pés, circulando numa região de até 96 quilômetros de diâmetro. Ele é capaz de oferecer internet de dez gigas por segundo por meio de comunicação a laser e sistema de ondas milimétricas.

O Facebook anunciou que já havia feito diversos testes com modelos com escala de 1/5 do Aquila, mas essa foi a primeira com uma versão no tamanho original, que tem a envergadura de um Boeing 737. Apesar disso, o drone é superleve, feito de fibra de carbono, e pesa o equivalente a um piano de cauda.
O voo foi realizado para verificar desempenho, componentes, aerodinâmica, baterias, controles de sistema e treinamento de equipe.

Segundo texto de Jay Parikh, vice-presidente de engenharia do Facebook, “nos nossos próximos voos, vamos fazer o Aquila voar mais rápido, mais longe e mais alto. Eventualmente, voará a mais de 60 mil pés. Cada teste irá nos ajudar a aprender e nos mover mais rápido em direção ao nosso objetivo.”

Mark Zuckerberg, CEO, também se pronunciou, fazendo uma avaliação geral da experiência e enumerando os pontos de melhoria. Ele disse que “é tudo parte de nossa missão de conectar o mundo e ajudar mais de quatro bilhões de pessoas que não estão online a acessarem todas as oportunidades da internet”.

Fonte: Meio&Mensagem

veja também:

Como obter um diferencial e recompensar os clientes do seu e-commerce

Por: Alejandro Vásquez, cofundador da Nuvem Shop e diretor de CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo3

Geração “Y” de consumidores demanda muita atenção de varejistas

Por: Juan Pablo Uma estratégia móvel robusta nos dias atuais CONTINUAR LENDO…

Consumidores multicanal: a nova tendência do varejo

Por: Pedro Ivo Martins O consumidor mudou, online e offline CONTINUAR LENDO…

artigo-conteudo

5 métricas fáceis de analisar que ajudam a crescer uma fan page

Por: Camila Porto As principais dificuldades apresentadas pelos empreendedores e CONTINUAR LENDO…

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

Calendário