Facebook quer ampliar receita com publicidade entre pequenas empresas

em set 09, 2016:por

Redação Next Ecommerce

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De olho na ampliação das receitas de publicidade fora dos Estados Unidos, o Facebook anuncia nesta quinta-feira um novo recurso voltado especialmente a pequenas e médias empresas (PMEs).

Com a novidade, as companhias poderão veicular anúncios direcionados a consumidores fora de seu país de origem que tenham perfil parecido com o de sua base de clientes. A ideia é auxiliar as empresa em seu processo de internacionalização, ajudando na busca por novos clientes, diz Patrick Hruby, diretor de PMEs para América Latina do Facebook.

“[O difícil para as pequenas empresas] É encontrar o cliente. A transação e a entrega são partes mais fáceis”, diz.

As PMEs representam a maior parte das 60 milhões de empresas que estão cadastrados na rede social em todo o mundo e já foram classificadas por Sheryl Sandberg – a número dois da companhia, abaixo do fundador, Mark Zuckerberg – como uma das maiores oportunidades e crescimento para o futuro. Segundo o Banco Mundial, existem mais de 200 milhões de empresas com número de funcionários entre um e 99 em todo o mundo.

A publicidade representa 98% da receita do Facebook. Os EUA e o Canadá respondem por 50% desse total.

De acordo com Hruby, o direcionamento da publicidade poderá ser feito de duas formas: selecionando os países e o perfil de pessoas que devem ser atingidos na hora de publicar um anúncio, ou enviando ao Facebook uma base de dados de clientes que a empresa já tenha estruturada. Nesse caso, a própria rede social fará uma análise do perfil de público a ser impactado pela publicidade. Tudo feito de forma sigilosa e sem compartilhar informações pessoais, reforça Hruby. ‘Faz parte da missão do Facebook fazer o mundo mais aberto e conectado, não só para as pessoas, mas também para as empresas”, diz.

Segundo ele, no Brasil, são mais de 3 milhões de PMEs ativas no Facebook e do total de 108 milhões de usuários no país, 83% estão conectados a alguma companhia. Globalmente, 96 milhões de pessoas se relacionam com empresas brasileiras, o que abre um grande potencial de negócios. “Com o mercado em recessão, o pequeno tem o desafio de achar mais consumidores. Logo, olhar para fora é uma estratégia”, avalia. Logo, olhar para fora é uma estratégia”, avalia.

O novo recurso de publicidade também estará disponível para a rede social de fotos do Facebook, o Instagram. Outro produto da companhia também poderá ganhar relevância com a estratégia: o serviço de bate-papo do Facebook, o Messenger. “O consumidor às vezes quer conversar pra tirar dúvida. Essa interação para a compra on-line é importante”, diz Hruby.

fonte: Valor Econômico

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