Ferramentas e dicas para melhorar a usabilidade e conversão do seu e-commerce

em abr 08, 2014:por

Dante Lima

Formado em Administração de Empresa pela FAAP e com Pós Graduação em finanças pela Insper – SP. Professor de e-commerce na Internet Innovation. Sócio da enextgroup, responsável pela Uber Digital. Tem histórico de clientes como: Arezzo/Schutz, Telhanorte, RaiaDrogasil, Gallerist, LelisBanc, Enjoei, Mash, Meu Amigo Pet, entre diversos outros.
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Existem várias ferramentas e tips para melhorar a conversão do e-commerce.

Neste artigo, o objetivo é falar de algumas das principais alternativas do mercado e como utilizá-las a fim de obter o máximo em conversion rate optimization.

Testes A/B – Optimizely: www.optimizely.com.br

Optimizely se diz a ferramenta de teste A/B que você realmente vai usar! Através dela, é possível fazer testes A/B/n e multivariáveis, dependendo o mínimo possível da equipe técnica.

Funciona da seguinte maneira: você deve implantar um J.Script da ferramenta na sua página, bem como as tags para medir a conversão e cada página e receitas. A partir do momento que o script for implantado, a gestão dos testes passa para a ferramenta Optimizely.

Lá dentro, você verá a sua página atual e um menu administrativo para fazer possíveis variações de testes.

É possível testar cores de botões, tamanho das fontes, alterações nos menus, hierarquias de conteúdo, promoções, call to action, Frete Grátis, e o que mais convier.

Aí entra a inteligência de negócios. O que testar?

Para ter os insights e pensar nas hipóteses de testes, usam-se algumas outras ferramentas:

Crazy Egg (www.crazyegg.com.br)

O Crazzy Egg é uma ferramenta muitíssimo interessante utilizada para avaliar o comportamento de compra e navegação dos usuários dentro do site.

Através dele, é possível identificar as zonas de calor, ou seja, áreas com maior volume de cliques e navegação.

Há outra funcionalidades, como o Scrollmap, que avalia quais partes do site realmente estão sendo navegadas de acordo com o scroll da página e o Confetti, que avalia o comportamento de navegação de acordo com a origem de tráfego. Essencial para landing page optimization.

A implantação é similar ao Optimizely, basta inserir um pequeno script na página.

Feedback – Quarloo (www.quarloo.com)

Muitas vezes olhamos funcionalidades high tech e análises profundas, quando o mais óbvio está no nosso alcance através de opiniões e feedbacks de usuários.

Acreditem: os usuários opinam e dão ótimas sugestões de melhorias, não só para o site mas como para o negócio como um todo.

Outra ferramenta bem bacana e curiosa é a Five Second Feedback: http://fivesecondtest.com/

Aqui você pode subir uma página e vários usuários na internet vão dar um feedback de 5 segundos, para falar a 1ª. impressão.

Legal também para gerar insights!

Como todos sabem, as ferramentas por si só não garantem o aumento de conversão. Deve haver um método e inteligência para análise dos dados.

Boas Vendas!

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