As ferramentas do Google que podem impactar e auxiliar em seus resultados.

em jun 05, 2014:por

Michelle Monteiro

Cursando Publicidade e Propaganda na Belas Artes e técnica em Comunicação Visual. Possui experiência em marketing digital para e-commerce com conhecimento em Google Adwords, Analytics e SEO. Atualmente trabalha com atendimento na Über Digital.
Views46
Google: ferramentas para análise

O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet que são capazes de gerar lucros e auxiliar empreendedores em seus negócios.

Completamente baseado na internet, o e-commerce sofre grandes influências do Google através de suas ferramentas e serviços, que podem ser usados não somente para a publicidade online, mas também para a construção de relevância da marca e produtos no geral. Confira abaixo algumas das principais ferramentas que podem fazer a diferença no seu negócio:

Google Search - O mecanismo de pesquisa mais utilizado no mundo é com certeza o Google. Com milhões de usuários buscando por milhões de resultados em milhões de páginas diferentes, estar o mais bem posicionado possível na pesquisa é imprescindível para bons resultados no e-commerce. Para isso, é preciso sempre otimizar o site para garantir a participação efetiva na competição entre as páginas mais bem indexadas no Google. O mais recomendado, com certeza, é a produção de conteúdo único e rico em palavras-chave e os tópicos mais usados pelos usuários.

Google Webmaster Tools - Essa ferramenta fornece dados, ferramentas e relatórios detalhados da visibilidade das suas páginas no Google Search e informa qualquer problema detectado que interfere na indexação do site. Também é possível entender o tráfego de pesquisa e como os usuários encontram o seu site.

Google Merchant Center – No Google Merchant Center é possível fazer o upload dos dados de sua loja e de seus produtos para o Google que os torna disponíveis para o Google Shopping. Ao linkar a conta do Merchant com o Adwords é possível exibir os produtos como anúncios na página de pesquisa do Google e Google Shopping. Os anúncios dos produtos apresentam informações detalhadas como preços, imagens e descrições.

Google AdSense – Com o Adsense é possível exibir anúncios de seu negócio em sites e blogs de acordo com o interesse dos seus clientes. Basicamente, o Adsense está baseado na relação comercial de três parceiros: o anunciante, a ferramenta e o site parceiro.  Os anúncios são criados por meio de texto ou imagens no Adwords, onde é possível selecionar parceiros específicos onde o anúncio será exibido ou por segmentação de assuntos. O valor investido varia de acordo com os cliques ou acessos do site parceiro no qual o anúncio foi vinculado.

Google Adwords – No Adwords, além de auxiliar nas funcionalidades do Merchant e AdSense, também é possível criar anúncios na rede de pesquisa, usando palavras chave relacionadas aos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. Nessa categoria, os anúncios são exibidos junto com os resultados da pesquisa realizada, na parte superior e lateral direita da página. O investimento na ferramenta varia de acordo com o número de anúncios, o valor das palavras-chave selecionadas, seus próprios lances e dos concorrentes além do número de cliques recebidos.

Google Analytics - A configuração desse monitoramento tem várias vantagens: além de mensurar o número de compras efetuadas, é possível obter outros dados relevantes sobre as transações feitas, produtos mais vendidos, palavras chave de entrada no site, principais categorias, além de outros dados que são muito úteis para ajudar a orientar os trabalhos de SEO no site.

Youtube – O Youtube é um dos sites mais visitados por dia em todo o mundo. Ele permite que as pessoas descubram, assistam e compartilhem vídeos de todos os formatos e segmentos. É, sem dúvida, uma boa oportunidade para divulgar marca e produtos, apesar da grande competição entre outros assuntos.

Google+ - A mídia social do Google permite compartilhar, colaborar e criar conteúdo de diferentes formatos, segmentos e objetivos. A forma com que a plataforma é usada pode ajudar no desenvolvimento de relação com os clientes através dos círculos e também cria links relevantes que ajudam na indexação relevante do site nas pesquisas.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns dos serviços disponíveis do Google, que possui inúmeras outras ferramentas que podem auxiliar tanto diretamente, quanto indiretamente seu negócio e merecem atenção.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25