Foca no Trabalho! – “The Flow Zone”

em jan 21, 2014:por

Felipe Guerra

Graduado em Produção Multimídia pela Universidade Santa Cecília, cursando MBA em Gestão de Projetos PMI. Atua desde 2010 na área de comercio eletrônico como desenvolvedor Front-end. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento das Lojas na agência Über Digital.
Views1.561
foca-no-trabalho

Neste artigo vou abordar um estado de concentração conhecido como Zona de Fluxo, ou “Flow Zone”, em inglês, que nada mais é o nível máximo de concentração mental. Nessa zona é onde o mais complexo dos problemas são resolvidos, e muitas vezes no mais curto espaço de tempo.

Zona de Fluxo é o estado mental de operação em que uma pessoa que executa uma atividade está totalmente imerso em um sentimento de foco energizado, total envolvimento no processo da atividade. Em essência, o fluxo é caracterizado pela absorção completa no que se faz.

Muitas vezes nos encontramos focado na resolução de um problema e sabemos que nesses momentos precisamos estar completamente desconectados de tudo ao redor para chegar em uma solução.

 

Para conseguir alcançar esse estado, antes de mais nada você precisa ter em mente:

1. Competência: é preciso ter habilidade e experiência suficiente para lidar com a tarefa em mãos.
2. A auto-confiança: crença na sua própria capacidade de executar a tarefa.
3. Direção: uma tarefa suficientemente definida e a capacidade de executa-la até o final.
4. Serenidade: a ausência de preocupações.
5. Capacidade de concentração: reduzir distrações.

Como reduzir as distrações?
No nosso ambiente de trabalho, principalmente quando você trabalha em uma agência de publicidade, acaba sendo uma tarefa muito difícil ficar concentrado full time, ficam aqui algumas dicas:

1 . Desligue toda a comunicação.
Isso é o óbvio , mas não posso deixar de mencioná-la. Desligue o telefone . Desligue todos os seus aplicativos de mensagens. Isso significa que os clientes de chat, Twitter , Skype, e-mail e especialmente do Facebook. Você precisa obter algum trabalho feito e interrupções vão matar a sua concentração.

2 . Saiba quando você trabalha melhor.
Cada um de nós temos nosso “horário mais produtivo”, saiba quando você é naturalmente produtivo,e assim tente resolver os seus problemas complexos nesse tempo.
Um aplicativo muito útil para isso é o rescuetime.com.

3 . Usar fones de ouvido.
Particularmente considero essa a melhor forma de ficar focado. Isto funciona muito bem quando se trabalha em ambientes ruidosos. Tenha sempre sua playlist atualizada!

4 . Tenha uma “biblioteca de trabalho”.
Salve todas as suas referencias em um só lugar onde consiga facilmente acessá-las e pesquisar uma possível solução para o problema.

5 . Faça uma pausa para pensar.
Isso pode parecer contra a proposta da Zona de Fluxo, porém, quando estamos horas a fio focado em uma coisa e aparentemente sem nenhuma solução, pegue alguns minutos, de uma volta, tome um cafezinho e volte a trabalhar, muitas vezes a solução estava na cara e você só precisava de um tempo para absorver tudo aquilo que estava sendo feito.
Algumas pessoas fumam, outros jogam pebolim, eu bebo café. Não é a atividade que importa é a mudança de atividade.

 

Tenho certeza de que há muito mais ótimas dicas de concentração pela web.
Se você tem alguma compartilhe!

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25