Foco no que interessa em Marketing Online – Seleção de Canais e ROI

em out 18, 2012:por

Felipe Coelho

Co-Founder da Über Digital e Designer pela ESPM. É responsável pelo planejamento de marketing dos clientes e gestão de projetos para e-commerce.
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Ferramentas como o Google Analytics revolucionaram toda análise web, principalmente no que tange os desafios do marketing online.

Nas mídias off-line (jornais, revistas, televisão, outdoor, etc), os marketeiros sempre tiveram que produzir seus planos de mídia e focar investimentos sem conseguir mensurar exatamente o retorno.

Na internet e mídias online, temos a solução para esse problema.

De maneira prática, o que o gestor online deve avaliar é o retorno sobre o investimento (ROI) por canal, medindo exatamente o valor investido e o retorno de vendas gerado.

Para isso, precisa basicamente instalar uma TAG de conversão do Google Analytics na sua plataforma (precisamente na página de conclusão de pedido), e fazer as parametrizações para utilização das funcionalidades de Comércio Eletrônico no GA.

Com essa TAG implantada e funcionando, basta iniciar os investimentos nos canais, e analisar o resultado de vendas. Aí, a métrica utilizada deve ser:

Faturamento ÷ Investimento por canal = ROI

O que é fundamental saber:

1)      Boa seleção de canais – Quais são os canais online que melhor se comunicam com seu público alvo? Google? Buscapé? Shopping Uol? Blogs?

2)      Qual o custo para investir em cada canal?

3)      Qual o seu ticket médio e principalmente margem por produto e pedido?

4)      Qual o seu ROI aceitável?

Sabendo responder essas perguntas, fica fácil avaliar quais canais performam e quais canais não performam, para ai, tomar a decisão de investir mais, renegociar com canais ou simplesmente parar de investir, procurando outras mídias.

Os canais funcionam exatamente como os vendedores das lojas físicas, precisam trazer resultado em vendas, caso contrário, o negócio não se sustenta.

Lembre-se que é importante testar produtos, preços, promoções e comunicação diferente por canal, uma vez que dentro de cada canal trafega um público alvo diferente.

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