Frete Grátis, como não sair no prejuízo?

em mar 21, 2014:por

Marcella Andrade

No momento Cursando Gestão de Recursos Humanos. Trabalhou 4 anos no Varejo e hoje é colaboradora da ÜberDigital.
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Frete-Grátis

Frete Grátis é algo super atraente ao cliente, aliás, já ouviu alguém reclamar por não pagar nada em alguma coisa?

Segundo pesquisas, 55%dos consumidores abandonam suas compras do carrinho por considerar o frete caro demais, outros, preferem colocar produtos a mais no carrinho para ganhar o benefício.

Mas todos sabemos, que o frete nunca é grátis, alguém paga por ele, se não é o cliente esse alguém é você. Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso fazer as contas. Se você consegue absorver os custos e ainda assim ser competitivo, ótimo, aliás, esse é o melhor dos mundos.

Então aqui vai algumas dicas para quem quer oferecer esse benefício ao seu cliente:

Conheça seus produtos

O peso e as dimensões de cada produto também devem ser considerados, pois eles impactam diretamente no custo de frete. Quanto maior o produto, maior o custo a ser absorvido.

Entenda suas margens

Para definir se é possível absorver os custos do frete grátis sem prejuízos, é necessário avaliar qual a margem de lucro de cada produto.

Avalie seu ticket médio

Uma estratégia comum para avaliar quando vale a pena oferecer o frete grátis é entender qual é o gasto médio dos clientes. Se for R$ 50, você pode oferecer frete grátis a partir de R$ 70, por exemplo, para tentar elevar o ticket médio da loja.

Pondere a localização dos clientes

Faça um mapeando de onde está seu maior número de clientes e qual é o frete médio para esta localidade para entender qual o custo médio de frete que você terá que absorver e definir para quais locais compensa oferecer o benefício. É importante incluir na conta os custos da logística reversa – ou seja, se um cliente optar por devolver um produto, quanto isso irá lhe custar?

Analise a concorrência

Acompanhe as estratégias e preços praticados pelos concorrentes para poder se manter competitivo. Lembre-se que o cliente sempre baseará sua escolha na comparação e comparar na internet é extremamente fácil.

Defina a sua estratégia

Definir estratégia é um dos pontos que eu considero mais importante. Nada melhor para o lojista determinar qual o objetivo da oferta do frete grátis para definir como ele será praticado. Aumentar as vendas de um determinado produto? Atrair mais visitantes? Aumentar o volume de compras no carrinho? Fidelizar seus clientes?

Pesquise outros fornecedores/formas de envio

Apesar de o Correios ser o serviço mais utilizado, você pode pesquisar na sua cidade outros fornecedores/formas de envio, principalmente se existe uma região bem definida para qual você vende seus produtos. Em alguns caso o frete pode baratear no montante ou você pode firmar uma pareceria onde o valor é fixo.

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