Frete Grátis: estratégias para potencializá-lo | Next Ecommerce

Frete Grátis: estratégias para potencializá-lo

em abr 30, 2014:por

Alan Pascotto

Trabalha atualmente na eNext gerindo e dando apoio a diversos projetos de planejamento, implantação e gestão. Formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie e Pós-Graduado em Marketing Digital pela FECAP.
Views96
estrategias-de-frete-grátis

O frete grátis é um tema muito debatido aqui no Next Ecommerce e em muitos outros portais de comércio eletrônico, e isso não é em vão, esse é um tema extremamente importante, que ainda gera muitas dúvidas para aqueles que estão iniciando nesse mundo e até para os mais experientes. Pensando nisso, vou tratar aqui um pouco do que deve ser levado em consideração antes de definir a sua política de frete grátis.

Bem no início das operações de comércio eletrônico tivemos a oferta massiva de frete grátis justamente para influenciar os consumidores a experimentarem e perderem o receio de realizar compras pela internet. O grande problema é que isso acabou mal acostumando o consumidor, que passou a enxergar o frete grátis como algo obrigatório. Prática essa que acaba destruindo a margem, já apertada, das operações de comércio eletrônico.

Porém há uma luz no final do túnel: na busca por rentabilidade as empresas estão aos poucos revendo suas políticas de frete grátis, na medida também que os consumidores já estão habituando-se com o comércio eletrônico, passando a priorizar outros fatores para determinar sua compra. Segundo dados do e-Bit (Webshoppers 2014, 29º ed.), em dezembro de 2012 cerca de 58% dos pedidos tinham frete grátis, enquanto o restante era pago. Em dezembro de 2013 esse valor caiu para 50%, mostrando uma tendência de diminuição da oferta de frete grátis.

Bom, pensando agora na sustentabilidade do negócio, como devo pautar a minha política de frete grátis? Para isso mostro duas grandes formas que recomendamos que o frete grátis seja trabalhado:

Ferramenta para aumento do ticket médio

O frete grátis é uma ferramenta poderosa para aumentar o ticket médio da sua loja. Se você não o está utilizando dessa forma é bom parar para revê-lo. Se os consumidores da sua loja já gastam em média R$ 100, do que adianta oferecer o frete grátis para compras acima de R$ 50? Praticamente todos os seus clientes terão frete grátis. A ideia é elevar essa régua para R$ 150, por exemplo, dessa forma os clientes se sentirão incentivados a levar mais produtos para chegar no valor de R$ 150 e consequentemente ganhar o frete grátis. Esse é um ponto que deve ser revisto de tempos em tempos para continuamente incentivar o consumidor.

Prática de promoções pontuais

O frete grátis não deve ser tratado como commodity, ele deve ser utilizado em campanhas promocionais específicas e ocasionais para promover um aumento de vendas. Um exemplo disso é o “Dia do frete grátis”, que vem se consolidando como uma importante data para o varejo eletrônico. A grande ideia é não tornar o frete grátis como algo já de costume do consumidor.

Para os dois casos é importante lembrar que sempre deve haver uma análise e ponderação do tipo/características de produto que está sendo vendido, pois nem sempre compensa financeiramente oferecer frete grátis para todas as regiões do país. A abrangência da política deve ser bem estudada, levando em consideração também os gastos com eventuais trocas/devoluções.

Por último, não se esqueça de comunicar de forma clara ao seu cliente a política de frete grátis que está sendo adotada. Caso existam promoções/regras vigentes não deixe de colocar isso na home ou na página do produto. De nada adianta ter todo o trabalho de planejamento se o consumidor não fica sabendo. Um exemplo disso é informar o desconto do frete apenas no checkout. Nesse caso o cliente já estava disposto a comprar o produto mesmo sabendo do custo com o frete, que acabou saindo de graça como uma forma de bônus.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25