Gabriel Lima da eNext fala sobre Mestrado Profissional para Folha de São Paulo

em mar 14, 2011:por

Gabriel Lima

Gabriel Lima é Graduado em Publicidade & Propaganda pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas pelo Insper com ênfase em estratégia. Diretor da Enext, empresa líder em consultoria, marketing digital e soluções para e-commerce e professor da Business School São Paulo.
Mestrado Profissional

“Dobra procura por mestrado profissional”

Publicada em 13/03/2011 pela Folha de S. Paulo. Autor: Fábio Takahashi.

“Curso de pós com foco maior no mercado de trabalho ganha preferência de empresas e atrai 10 mil estudantes no país Em geral, modalidade tem carga horária maior que especializações e MBAs; número de cursos cresce 150%.

DE SÃO PAULO

O publicitário Gabriel Alvares de Lima, 29, procurava uma pós-graduação em administração para melhorar os procedimentos de sua empresa de consultoria. Pesquisou MBAs, mas achou o conteúdo incompleto. O mestrado convencional era inviável por exigir dedicação integral.

A opção encontrada por Lima foi o mestrado profissional, uma modalidade com cerca de dez anos que tem crescido -o número de programas (cursos) aumentou 150% em cinco anos.

O número de matriculados quase dobrou desde 2005, chegando a mais de 10 mil estudantes, aproximadamente 10% do mestrado no país.

A modalidade é a principal aposta da Capes (órgão do Ministério da Educação responsável pela pós-graduação brasileira) para qualificar a mão de obra, principalmente de profissionais com experiência. E o mercado já começou a absorver a ideia.

A Telefônica, por exemplo, prefere o mestrado profissional ao acadêmico no programa de subsídio para pós-graduandos, devido à maior aplicabilidade do conteúdo e à flexibilidade do horário (as aulas podem ser noturnas).

“É a união que a indústria sempre quis: conhecimento acadêmico e aplicabilidade profissional”, afirma o supervisor de treinamento e de- senvolvimento da Ford, Gilson Filho.

A companhia tem convênio específico na área com o Senai/Cimatec, na Bahia.

DIFERENÇAS

O mestrado profissional, em geral, conta com uma carga horária maior que MBAs e especializações. E os cursos são avaliados pelo governo.

Em relação ao mestrado acadêmico, a grande diferença é o foco. No profissional, são abordadas mais questões do mercado de trabalho.

“Cada modalidade tem um público”, diz a vice-diretora acadêmica da Escola de Administração de São Paulo (FGV), Maria José Tonelli.

“Quem quer um primeiro contato com a área pode fazer o MBA. Se a pessoa já tem mais experiência, o mestrado profissional é mais indicado, por ser mais aprofundado.”

As diferenças aparecem também no preço. No Insper, por exemplo, o MBA executivo custa R$ 57 mil, e o mestrado profissional em administração, R$ 70 mil.

Para o mercado de trabalho, de uma forma geral, a modalidade de pós-graduação não é o primordial, diz o diretor da Catho Educação, Constantino Cavalheiro.

“A empresa considera mais a reputação da escola e a coerência do curso com o plano de carreira do candidato”, afirma.

Diversas áreas possuem cursos de mestrado profissional. Algumas das quais há mais oferta são administração, engenharia e ensino (ciências e matemática).

HISTÓRICO

O formato de mestrado profissional começou a ser discutido nos anos 1990.

“A ideia era organizar a pós, porque estavam surgindo muitos MBAs, sem controle”, diz o pesquisador de ensino superior Oscar Hipólito, que integrou as primeiras comissões da Capes que discutiram a modalidade.

Segundo Hipólito, o mestrado profissional atende hoje um público que estava sem opção e, por isso, não chega a prejudicar as demais modalidades de pós-graduação.

“É uma opção que deve crescer, mas há problemas”, afirmou o coordenador do mestrado profissional em administração do Insper, Danny Claro.

“Houve escolas que abriram cursos ruins, e as empresas passaram a ver como mestrado de segunda. Só há uns cinco anos isso começou a ser recuperado”.”

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