Gazin encerra operação Online

em ago 05, 2013:por

Cleber Carvalho

Gerente de projetos em e-commerce, é formado em Varejo pela FMU/SP. Trabalhou como Gerente na B2W, Head na Cia dos Livros e consultor no Itaú-Unibanco.
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Mais uma empresa de grande porte encerra as operações online!

Desta vez a Gazin, empresa do noroeste do Paraná, com faturamento em 2012 de R$ 2,3 bilhões.

O que está por trás dessa notícia que, naturalmente deixa o setor em polvorosa, principalmente os pequenos e médios comerciantes?

O grupo Gazin é formado por empresas que atuam em diversos segmentos, desde a fabricação de colchões e estofados (Douradina – PR), até serviços financeiros, consórcio, viagens, Auto Posto, atacado e varejo.

Ao lançar a operação de varejo online, planejou utilizar-se da integração tecnológica, para – otimizando os recursos da empresa – atribuir valor na relação com o consumidor, que até o momento da entrada da empresa no mercado online, só a conhecia se, ou morava nas imediações de alguma das lojas localizadas pelo Brasil, ou já tivera contato com a empresa através do mercado de atacado.

Assim como o Carrefour, que teve entre outros problemas, sua entrada tardia no e-commerce, o grupo Gazin entendeu na prática o quão competitivo este mercado de magazines se apresenta.

O cenário que temos hoje, onde as grandes corporações como B2W (Americanas, Submarino e Shoptime), Walmart, NovaPontoCom (Extra, Casas Bahia e Ponto Frio), Netshoes, além de outros, estão “comprando” o seu mercado. Isso a custo de prejuízos financeiros momentâneos, em vista de ocupação de mercado e gradativo crescimento de lucros nos anos futuros. Provavelmente não foi neste cenário que o Grupo Gazin criou sua estratégia de longo prazo.

Tendo 14 centros de distribuição espalhados pelo Brasil, seria natural que a empresa obtivesse muitos ganhos operacionais e financeiros, já que o custo de logística e distribuição está entre os mais pesados de uma companhia de varejo, também há necessidade de controle a acompanhamento apurados dos KPI’s da área pelos gestores. Mas não foi em eficiência que se traduziu a capilaridade logística da empresa.

Exatamente porque, somente a presença não traz resultados, é preciso estudar muito bem o mercado, planejar a fundo os caminhos a seguir, conseguir identificar os principais desafios de atender – e atender bem – o e-consumidor brasileiro.

Além da falta de foco no mercado varejista, outro problema que permeiam as grandes corporações está na falta de planejamento com olhar para o e-commerce, além da tentativa, normalmente frustrada, de “adaptar” a operação existente, para atender a mais um canal de vendas da companhia. Erro grave que normalmente tem como consequências a falta de eficiência em gestão de vendas fracionadas ao varejo não presencial. E falta de eficiência no varejo é traduzido, pura e simplesmente, em resultados líquidos negativos, já que estamos falando de vendas com margens geralmente muito baixas, onde a eficiência é condição sine qua non no varejo.

O mercado de varejo online tem suas necessidades específicas, e novamente, o encerramento da operação do grupo Gazin no e-commerce é um alerta para as companhias de varejo, tanto as que já estão em atividade, e principalmente para aquelas que ainda não se aventuraram neste mercado.

Por isso, o planejamento estratégico, com foco direcionado especificamente para o e-commerce, sem ilusões ou maquiagem, apenas a realidade possível, agressiva por vezes, mas possível, é o primeiro passo para evitar o fim prematuro e a decepção do fracasso.

 

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