Gestão de transportes – O custo do frete

em ago 06, 2012:por

Dante Lima

Formado em Administração de Empresa pela FAAP e com Pós Graduação em finanças pela Insper – SP. Professor de e-commerce na Internet Innovation. Sócio da enextgroup, responsável pela Uber Digital. Tem histórico de clientes como: Arezzo/Schutz, Telhanorte, RaiaDrogasil, Gallerist, LelisBanc, Enjoei, Mash, Meu Amigo Pet, entre diversos outros.
Views142
logistica1

Uma das maiores linhas de custo em uma operação de e-commerce é sem dúvida o custo com frete. Esse custo existe, pois praticamente em todas as transações, há envio de mercadorias, serviço cobrado pelos Correios ou transportadoras.

Sabendo-se disso, o gestor do e-commerce tem um papel fundamental na gestão dessa questão. Há o custo de frete que é repassado ao consumidor, mas também frete grátis como política promocional e trocas e devoluções.

O que fazer para reduzir o impacto desse custo?

Uma prática comumente adotada é a de acrescentar margem sob a tabela de fretes.

Por exemplo: Se certo pedido com frete para São Paulo custar R$ 10,00 para o e-commerce pode-se acrescentar 20% de margem, e cobrar do consumidor R$ 12,00. Os R$ 2,00 de diferença podem subsidiar política de frete grátis e custos com trocas e devoluções.

Desde que, claro, esse valor esteja dentro do cobrado pela concorrência, uma vez que o custo de frete é claramente percebido pelo consumidor, se tornando fator decisivo no momento da compra. O acréscimo de margem se for mal trabalhado pode reduzir vendas.

O trabalho do gestor é o de analisar a conta corrente dessas transações (frete cobrado pela transportadora, frete pago pelo cliente, frete grátis, frete de trocas e devoluções), e pensar sempre em minimizar a diferença de saídas e entradas.
Outra iniciativa é a de negociação com transportadoras. Além de colocar margem sob o frete, deve-se negociar desconto com o as transportadoras, a fim de reduzir diretamente o custo.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

2 Comentários :

  1. Sandro disse:

    O frete e a minimização dos custos advindos do mesmo em processos logísticos, é um dos principais desafios da logística brasileira. Estas operações ainda são terceirizadas, o que dificulta a mensuração do andamento das entregas e outros serviços envolvidos.

  2. JOSE ROBERTO disse:

    ESTOU TENTANDO FAZER TRANSPORTE PARA E-COMMERCE ACHO UM MERCADO MUITO PROMISSOR HOJE FAÇO TRANSPORTE PARA UMA EMPRESA , MAS GOSTARIA DE FAZER DIRETAMENTE PARA O CLIENTE E NÃO PARA TERCEIROS.

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25