Google e Email Marketing continuam como os canais mais relevantes

em jul 13, 2012:por

Rodrigo Fadel

Sócio e CFO da eNext, é formado em Administração pela FGV-EAESP. Trabalhou com consultoria financeira, gestão de qualidade e processos na Telefônica e na controladoria do Banco Itaú.
Views32
publicidade-online-email-marketing

O explosivo crescimento no número de usuários como Facebook, Twitter, Instagram e mais recentemente o Pinterest colocou as mídias sociais como “o” tema do momento. A velocidade com que estas redes surgem e crescem, seu valor de mercado e o crescente tempo que os usuários passam conectados são os principais motivos que sustentam esse interesse.

Na esteira deste movimento, as marcas viram a necessidade de também estarem presentes nestas redes e isto abriu um leque enorme de possibilidades de interação com seus consumidores. A questão que surge então é se o investimento feito tem apresentando bons retornos, em termos de venda.

Uma pesquisa conduzida recentemente pela Monetate ajuda a responder esta questão. Os resultados mostram uma importância crescente das mídias sociais com aumento de 55% no share de origem do tráfego em um ano. Entretanto, elas são a origem de apenas 2,15% do tráfego nos sities de e-commerce.

A mesma pesquisa aponta os buscadores, como Google, e Email Marketing, como os principais geradores de tráfego e que devem, portanto, ser o foco do plano de marketing. Além disso, são os que apresentam os melhores resultados em termos de bounce rate e e taxas de conversão.

Sobre taxas de conversão é importante destacar que a pesquisa confirma o que vemos em diversos projetos, onde o Email Marketing apresenta taxas de conversão muito acima de buscadores e mídias sociais. A pesquisa Monetate aponta para um resultado 38% superior aos buscadores e mais de 9 vezes maior que as mídias sociais. Ou seja, o Email Marketing é o canal que apresenta melhor retorno. O gráfico abaixo mostra o comparativo das taxas de conversão por origem.

Devemos então abandonar o uso das mídias sociais? A resposta é não! Embora ainda representem uma pequena parcela do tráfego e tenham piores indicadores de conversão, estes canais representam uma grande oportunidade de relacionamento com os clientes, reforçando o posicionamento da marca. Além disso, a expectativa é que continuem crescendo ao longo dos próximos anos.

Deixe um comentário

O que achou do conteúdo? Compartilhe sua opinião:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe seu e-mail aqui e receba as novidades do mercado

9 Comentários :

  1. Surpreso, pois pensava que as mídias sociais já estavam mais avançadas entermo de relacionamento, o Velho email Marketing, continua novissimo gerando excelentes resultados dentro da comunicação de Marketing.

  2. Como ainda não participamos do email marketing, no momento os nossos melhores resultados ainda provém do tradicional Google buscas. Mas temos avaliado as novidades em email marketing e pretendemos participar brevemente.

  3. Bolsas Kabupy disse:

    O Email Marketing é realmente uma excelente forma de divulgação, porém é necessário tomar alguns cuidados na sua elaboração e na estratégia de divulgação, principalmente no que se refere à lista de emails utilizada. É aconselhado usar preferencialmente os e-mails cadastrados no próprio site, evitando assim os “pacotes” de emails.

  4. Gostaria de vender mais e com isso ganhar mais para poder os abisurdos impostos deste nosso pais

  5. China In Shop disse:

    Realmente as redes sociais são um bom meio de divulgação, mas se você não investi em anúncios, não obtém muitos resultados.

  6. China In Shop disse:

    Quem tem preconceito em comprar produtos da China, nunca repararam nas etiquetas dos produtos nos Supermercados e lojas. Tudo é fabricado na China, inclusive o próprio iPhone.
    China In Shop

  7. reginaldo disse:

    Com certeza a internet se tornou o melhor lugar para se fazer negócios

  8. reginaldo disse:

    com certeza a internet se tornou o melhor palco para negócios

  9. gilberto disse:

    mas como eu posso fazer e-mail marketing se eu não tenho uma lista de clientes,pois meu site é novo estou começando a tentar faze-lo dar retorno

eNext Dashboard

eNext Dashboard

SLI Systems

SLI Systems

Calendário

 
JUL 25